quarta-feira, 23 de novembro de 2011

PASSO A PASSO

O brasileiro é um empreendedor nato. Reune todas as caracteisticas possiveis e imagináveis dos vencedores: talento, criatividade, força de vontade, espirito de equipe, disposição para correr riscos, atração por desafios, entre muitas outras. Elas representam "meio caminho" andado na busca por um lugar de destaque no rol dos empresários de sucesso. Entretanto, para uma organização porgredir, é preciso uma série de outros itens. Mais do que isto: o aspirante a empresário deve ter o feeling para saber qual negócio se encaixa melhor em seu perfil e a hora certa de arriscar. Sem isso, é provável que ele veja seu sonho dar errado.

Afinal o que significa a palavra "empreendedor"? Ela faz referências ao fundador de uma empresa. Mas além dessa definição, empreendedor também a denominação do profissional inovador que, com sua forma de agir, modifica qualquer area do conhecimento humano. O termo faz menção ao criador daquilo que ainda não existia. Ou seja, empreendedor é muito mais que inaugurar e operar um negócio, é sonhar, planejar e executar a idéia, é encontrar oportunidades onde ninguém mais vê, e aproveitar essas chances de produzir uma novidade.

O conceito da expressão também traz implicito em si a necessidade de realização. Entretanto, alem de criar, deve-se planejar e executar. Um bom planejamento e uma execução eficaz podem alavancar sua empresa e ajuda-la a sair na frente dos outros negócios. E essa é agrande questão de quem acredita ter esse "espirito empreendedor", e quer se iniciar na área: quais são os passos para tirar a idéia do papel e transformá-la num empresa efetivamente?

1) Perceba as oportunidades ao seu Redor:
As meljores parcerias tendem a surgir em momentos inusitados, e o empreendedor deve estar atento às cances de negócio que podem estar a sua volta. Enxergue sempre seu potencial, proteja-o no contexto noa qual voce se encontra, e seja sincero consigo mesmo. Crie um caminho mental de como chegara ao que almeja, por mais distante que seu objetivo pareça estar.

2) Faça um planejamento estratégico e eficaz do que realmente deseja atingir
Um bom plano de negócios se torna ponto crucial, da empresa virtualmente, ainda no papel. Não existe um modelko padrão, mas é importante que tal projeto seja simples e objetivo, facil de compreender. Descreva a natrureza do empreendimento, a organização, o processo produtivo e os produtos ou serviços. Defina o mercado, metas de vendas, estratégias, suas projeções e até mesmo análise financeiras. Não parta para uma aventura inconsequente, planeje cada passo a ser dado, esteja preparado para acidentes e desvios no caminho antes mesmo que aconteçam. Enquanto se sonha, há muito tempo para discussões e ponderações, porém a nova ordem na qual se encontra precisa de realizações, o que demanda tempo, o mais dificil de conseguir, dinheiro.

3) Obtenha capital inicial

4) Assuma os riscos

5) Mantenha pulso firme e nao perca o foco

6) insista, persista, não desista.