domingo, 6 de novembro de 2011

EMOÇÕES AFETAM AMBIENTE DE TRABALHO

Ciumes, inveja, medo, ansiedade, raiva... O ser humano é movido a emoções e, dependendo do modo como são externadas, podem impactar o ambiente de trabalho., Segundo a psicóloga e supervisora de treinamentos externos do Nube, Yolanda  Brandão, saber controlar as emoções e mantê-las em equilibrio é o caminho mais sábio para não comprometer as relações de trabalho. "É impossivel não se emocionar, faz parte do ser humano. O que nos faz pessoas civilizadas é a habilidade de controlar estes impulsos.  Isto não significa engolir sapo, mas tomar uma atitude racional, pois a explosão não leva a nada, a não ser uma catarse imediata, que pode ter sérias consequências no trabalho", salienta.

Entre os sentimentos que mais rondam o ambinete de trabalho estão o ciumes, a inveja, a raiva e a ansiedade. Muitas pessoas confundem ciumes e inveja, mas a psicóloga explica que são sentimentos diferentes. "O ciumes é mais leve, intuitivo. Pode ocorrer quando um colega recebe uma promoção e vocês questiona: estou aqui a mais tempo, porque não fui escolhido? Já a inveja é mais intensa, maléfica. A pessoa atribui a outra perda de oportunidades e pode ter atitudes para prejudicar o outro, mesmo que inconsciente, observa.

Tais sentimentos são comuns, o problema é o que fazer com elas? Segundo a supervisora, autoconhecimento é fundamental. "A habilidade de perceber  suas emoções e usá-las para produzir bonsa resultados, estabelecer relacionamentos positivos e , por fim, autocontrole é o caminho para o sucesso. Para isso, esforço e perseistência", completa.
`
Para a psicóloga, a melhor forma de não despertar ciúme e inveja é manter a discrição. "Não é preciso falar para todos sobre a vida pessoal e planos, por exemplo", explica. No entanto, é recomendado redobrar a atenção se detectado em colegas de trabalho. "Se voce perceber uma tentaiva de prejudica-lo, vale uma conversa franca com o gestor. Mas com muito cuidado!! Ser a percepção não for compartilhada, é possivel abalar a imagem frente aos superiores" orienta.

O ambiente de trabalho também é propicio para sentimentos como ansiedade e raiva. Segundo a psicologa, a ansiedade pode ser saudável quando impulsiona pra frente e deixa a pessoa alerta. Mas extremamente negativa quando se torna patológica. Neste c aso pode evoulir para  a fobia e a solução é procurar ajuda especializada.

É dificil esconder