segunda-feira, 27 de setembro de 2010

PARA PERDER PESO É PRECISO MUDAR

Na busca pelo emagrecimento ou pela boa forma, parte das pessoas procura fórmulas mágicas ou soluções rápidas e imediatas, esquecendo muitas vezes que foram necessários alguns anos para elas chegarem ao peso atual. Uma orientação nutricional requer mudança de hábito alimentar para que, ao alcançar seus objetivos, seja possível mate-los por um longo tempo, evitando o efeito “sanfona” tão prejudicial.

Emagrecer, ganhar massa muscular e equilibrar a dieta requer mudanças de comportamento que nem sempre são fáceis de serem alcançadas. Algumas das coisas que precisam ser alteradas são:

as compras do supermercado, procurando novos alimentos que, antes, não entravam na lista. Isso significa ir ao mercado com mais tempo e calma;
Os horários de alimentação, fracionando as refeições, o que muitas vezes nos obriga a lembrar de sair de casa com coisas para comer antes das refeições;
A maneira de se alimentar, comendo mais devagar, evitando fazer negócios durante as refeições e/ou comer em frente à televisão;
A qualidade dos alimentos ingeridos, prestando atenção na hora de montar o prato, saindo do “automático”. Normalmente, comemos as mesmas coisas, e mudar esses hábitos requer atenção na hora de fazer algo que já estava automatizado;
A maneira de relacionar com a comida, evitando comer por ansiedade ou por tristeza. Essa questão requer tomar consciente o consumo de alimentos, que nem sempre é tarefa fácil – muitas vezes comemos um saco de pipoca em frente à TV sem nos dar conta.

Todo comportamento humano é aprendido e por isto pode ser modificado. No entanto, é inevitável relacionar o consumo alimentar às emoções. Quem não se lembra da lasanha da vovó?? Dia de pizza..... E assim por diante. Por isso aprender a comer torna-se tão importante. A lasanha e a pizza e as comemorações não vão deixar de acontecer. Mas precisamos saber consumir todo tipo de alimento de modo equilibrado para alcançar nossos objetivos. Ou você acha que nutricionistas não tomam sorvetes, não vão a uma pizzaria, brigadeiro nem pensar? É possível comer de tudo, basta ajustar a quantidade e aprender a comer. Boa parte das pessoas, por exemplo, come pizza de massa fina porque acredita que a massa engorda. Errado. O problema da pizza está no recheio e não na massa. Quando comemos massa fina precisamos de vários pedaços para matar a fome e assim ingerimos maior quantidade de recheio – que é onde esta a gordura. Ao pedirmos pizza de massa grossa, um ou no máximo dois pedaços serão suficientes. Também escolher recheios mais leves, com menor quantidade de queijo, ou com queijos mais magros.

Mudar hábitos não é tarefa fácil, mas depende de comprometimento com nossos objetivos. É como resolver começar uma atividade física: de nada adianta pagar a academia se você não for treinar. De nada adianta procurar um nutricionista se você não estiver disposto a mudar. Tome rédeas da situação, assuma a responsabilidade e você vai perceber que o esforço valerá à pena.

Antonio Herbert Lancha Jr. Professor titular de nutrição da Escola de Educação Física e Esportes da Universidade de São Paulo.