segunda-feira, 8 de novembro de 2010

TENTANDO SAIR DO VERMELHO??? AI VAI UMA DICA QUE ACHEI INTERESSANTE






















Saindo do vermelho




A melhor forma de se livrar das dívidas é não se aproximar delas, evitando tentações e consumindo dentro da realidade econômica da família.

Porém, em alguns momentos, torna-se difícil ficar longe delas. Então, o que fazer quando elas já existem e está complicado conseguir pagá-las?

Segundo o especialista em educação financeira, Álvaro Modernell, a primeira coisa é encarar a situação de frente e com seriedade. Se você assumiu compromissos, faça o possível para honrar suas dívidas

Corte os gastos supérfluos e, se puder, corte também alguns essenciais: avalie, em sua planilha de orçamento, para onde está indo o seu dinheiro. Com certeza, encontrará "gorduras" que podem ser retiradas da lista.

Verifique se o que está sendo cobrado da dívida está no acordo: antes de assinar qualquer contrato de empréstimo ou financeiro, verifique todas as cláusulas e acompanhe a cobrança, para evitar ser cobrado ou taxado de forma incorreta.

Procure os credores, explique a situação e tente negociar novas condições: principalmente no final do ano, para incentivar o consumo na época de festas, a renegociação de dívidas é muito fácil. Avalie, no entanto, se a proposta estará de acordo com suas possibilidades

Tente trocar a dívida cara por uma mais barata: existem modalidades de crédito com juros muito altos. Em situações como essa, vale a pena tomar um empréstimo com taxas mais baixas, cobrir a dívida maior e manter a pendência mais barata, de acordo com suas possibilidades

Estabeleça um plano para acabar com as dívidas, com prazos e metas:trace metas e planeje o pagamento das contas. Com objetivos claros e prazos coerentes, fica mais fácil se livrar das dívidas.

Passado o pior período, tente poupar e evite novas dívidas: aprenda a lição e evite que a situação aconteça novamente. Após o pagamento das dívidas, passe a poupar e crie uma reserva de emergência com o objetivo de, em situações inesperadas, não perder os controle das finanças novamente.

BOA $ORTE
ABRAÇOS E ATÉ A PRÓXIMA DICA