quarta-feira, 28 de julho de 2010

VOCÊ ESTA SATISFEITO COM A SUA CARREIRA?

(Carlos Cruz)

A sinceridade é uma qualidade fundamental para manter bons relacionamentos no ambiente de trabalho e alcançar melhores resultados, evitando burocracias e perda de tempo. Afinal de contas, tempo é o recurso mais escasso hoje em dia e que não se compra em uma prateleira. Mas, o desafio está na sinceridade que cada um tem consigo mesmo. Esse pode ser o diferencial e até o referencial da sua carreira .

Muitos profissionais buscam conhecer melhor as pessoas com quem trabalham, mas esquecem de conhecer a si mesmos. O autoconhecimento é o primeiro passo para conseguir superar desafios, atuar como um agente de mudanças e vivenciar a auto-realização. Para isto é fundamental saber quais são os seus pontos forte e também quais os pontos fracos, desta forma será possível se proteger das ameaças e aproveitar oportunidades.

Uma pesquisa realizada pela Korn Ferry, consultoria multinacional de recursos humanos, com 365 empresas da América Latina, sendo 157 no Brasil, revelou que 69% dos executivos-chefes gostariam de mudar o ramo de negócios em que trabalham. Ou seja, mais de dois terços desses empresários estão insatisfeitos com os atuais empregos. Talvez essa seja a comprovação da importância em ser sincero com os seus verdadeiros desejos. É preciso ser realista e perceber se a direção que tem dado para a sua carreira é realmente o que levará para a realização de algo maior. Talvez algo que esteja alinhado com a sua missão de vida. Do contrário, quando chegar lá poderá ser tarde para fazer o que tanto sonhava.

EU ME CONHEÇO?
Essa pergunta tem a proposta de nortear a área do autoconhecimento, a sinceridade que um individuo tem consigo mesmo para avaliar as suas habilidades de maneira verdadeira, abrindo-se para feedbacks, para reconhecer como as suas emoções afetam seu desempenho e a ligação entre o que pensa, sente e sua maneira de agir.

Pare alguns minutos antes de enfrentar um desafio que gere alguma duvida ou tensão emocional e pergunte-se: qual é emoção que estou sentindo neste momento? Como posso pensar e agir diferente nesta situação? Essa é uma oportunidade em que eu posso desenvolver o quê?

EU ME GERENCIO?
Se conhecer apenas não basta. É preciso trabalhar o autocontrole, que permite uma pessoa pensar antes de agir, conseguindo, assim, administrar seus impulsos para não explodir e depois se arrepender. Ter a capacidade de se adaptar a situações para alcançar um objetivo, além de flexibilidade e foco em momentos de pressão são exercícios do autogerenciamento. Tenha sempre um objetivo em mente e pensem quais seriam os passos para alcançá-lo.
Pergunte-se freqüentemente: qual comportamento construtivo eu posso ter agora para alcançar meu objetivo?

O QUE ME MOTIVA?
É fundamental ter um propósito, um motivo para agir. Estar pronto para agarrar as oportunidades, superar os obstáculos e aprender com eles para seguir em frente é muito importante. Saiba que o fracasso é um julgamento em curto prazo e trabalhe constante e incessantemente em busca de resultados positivos. Uma pessoa motivada é sinal de iniciativa e persistência.
Reflita: suas decisões são motivadas pelo medo de perder ou pela esperança de ganhar? O que você precisa fazer para alcançar seu objetivo? Quais são seus objetivos na carreira?


Agora deixando o texto, vou expor uma opinião minha, escolha uma profissão que você goste, que lhe de prazer, se estiver casada com o ganho de muito dinheiro, nossa melhor ainda, mas se não for assim, se o ganho for suficiente para você, nem pense duas vezes, faça. Pois você vai viver maior parte de sua vida neste lugar, imagine se for algo que você não goste. Vai viver frustrado, entediado, infeliz, e os dias vão se passar rápido, porque você não vê a hora de dar 17:00 hs para ir embora, mas junto com este tempo também vão se passando os anos, e sua vida, e quando você se der conta já estará com 40, 45, 50 anos e vai descobrir que não fez o que realmente gosta, o que realmente queria, o que realmente lhe deixaria satisfeito e feliz. E infelizmente você não poderá voltar o tempo, para consertar o que fez de errado, ou fazer o que gostaria de ter feito e não fez, por medo ou por acomodação, e ai meus queridos amigos terá mais uma vez de se conformar. Pense, vale à pena? Ou vale mais à pena ser feliz? Seja qual for sua decisão lhe desejo Boa $orte!!! Beijos e até a próxima.