sexta-feira, 25 de junho de 2010

ETIQUETA EMPRESARIAL

(POR BRUNA GASTON – CONSULTORA E PALESTRANTE)


Quanto mais adequada a imagem do profissional, melhor ele será recebido em todos os lugares e terá então mais chances de ser bem sucedido em seus negócios.


A palavra “etiqueta”, embora tenha origem em uma palavra francesa que significa “a pequena ética”, nos faz lembrar de “rótulo”, ou seja, rotular, etiquetar alguma coisa ou alguém. Por tanto “etiqueta” significa classificação, regras e normas que se aplicam a todos os setores da sociedade. Mas a “Etiqueta Empresarial” é voltada ao mundo corporativo, ao mundo dos negócios. Neste caso, é um conjunto de informações que definem como as pessoas devem se comportar em determinadas situações profissionais: comportamento com clientes; atitudes em um almoço de negócios, roupas inadequadas no trabalho; o uso incorreto do celular e dos e-mails, gírias e pobreza no vocabulário; comportamento em reuniões dentro e fora da empresa, entre outras coisas. Infelizmente nossos clientes irão avaliar de acordo com a maneira como nos apresentamos. E vão julgar nossa empresa através de nós.

Isto não envolve apenas roupas, acessórios, calçados, cabelos, perfumes, mas principalmente educação, pontualidade, flexibilidade, simpatia, comunicação, preparação, ética e competência. Quanto mais adequada a imagem do profissional, melhor ele será recebido em todos os lugares e terá mais chances de ser bem sucedido em seus negócios. Os homens em geral erram ao usar meias brancas, paletós que não têm nada a ver com a calça, gravatas espalhafatosas, barba por fazer, e jeans e tênis fora de ocasião, pois dependendo da situação, terno e gravata são obrigatórios e faze a diferença. As mulheres erram ao usar saias curtas demais, calças muito justas, decote, transparências, cabelos desarrumados, muitos acessórios e excesso de maquiagem. Nos dois casos (homens e mulheres) o visual tem que estar de acordo com o horário, a ocasião, o tempo e o tipo da pessoa.

No ambiente de trabalho o que importa é sempre seguir as normas de conduta pedidas pela empresa. É preciso ser sério quando tem que ser sério, brincar em momentos de descontração, mas sempre com quem se tem mais intimidade. É proibido levar os problemas pessoais para o trabalho, para não contaminar de forma negativa os colegas e o ambiente. Bom humor é essencial, mesmo que lá fora seu mundo esteja desabando. Os e-mails para clientes e colegas de trabalho, da sua, ou de outras empresas, devem ser escritos em português impecável, sem palavras abreviadas ou gírias. Brincadeiras de mau gosto são proibidos pois, além de ser um enorme perda de tempo, podem ir parar em endereços errados e causar constrangimentos. E antes de enviá-los, devem ser revisados três vezes, para se ter certeza que não tem nenhum erro de português ou de digitação. E lembre-se: ninguém é obrigada a nascer sabendo tudo, mas quem deseja sobreviver num mercado tão competitivo como o mundo de hoje, deve sempre fazer a “lição de casa”. Boa $orte.