terça-feira, 21 de junho de 2011

5 PASSOS PARA AUMENTAR SUA CHANCE DE CONTRATAÇÃO

Há algumas dezenas de milhares de vagas abertas no mercado de tecnologia no Brasil. No entanto, para preenche-las, os candidatos precisam de umsa capascitação adequada e de um cuidado na forma de abordar os potenciais empregadores.

Para o fundador da empresa de recrutamento e seleção de profissionais AttractJobs, Jerome Young, existem cinco passos básicos em qualquer processo de busca de emprego. E, segundo ele, o desempenho dos profissionais em cada uma dessas etapas vai ser decisivo para determinar o tempo de recolocação no mercado.

Em seu blog na revista Fobers, Young cita quais os cinco passos que as pessoas devem seguir para aumentar as chances e diminuir o tempo para conquistar um novo emprego:

Passo 1: Utilize referencias
Poucos candidatos a uma vaga de emprego se preocupam em buscar referencias de antigos empregadores, ressalta o especialista. Assim, ele indica que os profissionais busquem executivos ou gestores com os quais trabalharam nos ultimos sete anos, com intuito de entender o que eles consideram seus pontos mais fortes e se estariam dispostos a dservir de referencia para potenciais empregadores. Essa informação pode ser destacada mais tarde, durante a entrevista de emprego.

Passo 2: Adeque o Curriculo e Imagem
Um curriculo que busca enfatizar conhecimentos e experiencias especificas para um determinado cargo, exige que o profissional cite os resultados práticos que ele obteve em cargos anteriores, como parte do resumo das funções. Além disso, o perfil e as informações de redes sociais, devem refletir essa vivência.
Outra preocupação que as pessoas devem ter quando buscam uma vaga de emprego é verificar quais informações aparecem quando o seu nome é digitado em mecanismos de busca na internet, pois isto pode afetar de forma positiva - ou negativa- o animo dos potenciais contratantes.

Passo 3: Amplie sua Rede de Contato
Quando voce esta em busca de um novo emprego, não deve ter vergonha de divulgar isso para o máximo de pessoas possíveis, o que inclui os amigos do Facebook e a rede de contatos profissionais. "Não da para saber quem pode indicá-lo para uma grande oportunidade de emprego", cita o especialista. Ainda segundo ele, qualquer possibilidade de conhecer novas pessoas, não pode ser desperdiçada, o que exige que os profissionais participem de eventos e encontros de sua área.

Passo 4: Aprimore suas Habilidades para a Entrevista
A entrevista pessoal costuma ser mais estressante de um processo para busca de emprego. "De qualquer forma, se o seu curriculo é forte o suficiente para convencer o recrutador de que voce merece uma ligação telefonica, voce ja é um bom candidato ao emprego.
Com base nesse pensamento, ele considera que o candaitado deve preparar-se para a entrevista de emprego como ele faria em uma nova prova, ou seja, estudando. Assim antes do encontro com o potencial recrutador, deve gastar um tempo analisando quais as possiveis perguntas que deverá responder. Além disto, precisa pensar em questões que pode fazer, com o inutito de demonstrar interesse pela vaga e mostrem que se preparou para a conversa.

Passo 5: Seja um Concorrente Agressivo
Isso se aplica a qualquer momento da busca de emprego. Sempre, seja proativo e investigue as empresas para entender as necessidades de contratação delas, ressalta. "Algumas vezes , isso significa ser determinado - mas educado - em uma entrevista, em vez de ficar enrolando quando voce precisa responder a uma questão" completa.
Acima de qualquer coisa, ser concorrente agressivo significa dedicar um tempo extra para preparação e análise de todas as fases do processo de emprego. Se voce esta realmente preocupado em conseguir um trabalho rápido, invista na busca da vaga, em escrever um curriculo adequado e em procurar o apoio necessário para fazer uma boa entrevista.