segunda-feira, 31 de maio de 2010

VIVER BEM


Essa semana vou dividir com vocês um guia para viver feliz. Isso mesmo: algumas dicas práticas e muito simples que você pode aplicar no seu dia a dia.
Adorei e espero que gostem.
Superbeijo

1) Corra atrás dos seus objetivos

2) Ignore as fofocas

3) Não viva em função do dinheiro

4) Cuide da sua saúde

5) Seja positivo

6) Viva o presente

7) Seja solidário

8) Cuide mais de você e reserve tempo para seus filhos
9) Pratique o bem

10) Cultive o bom humor

sexta-feira, 28 de maio de 2010

CURRICULO CORRETO É SINÔNIMO DE EFICIÊNCIA

Não importa a época. Enviar currículo é o primeiro passo para quem deseja arrumar um emprego. Mas o currículo deve ser adequado à vaga, sucinto, coerente e principalmente legível.

O presidente da Curriculum .com, Marcelo Abrileri, especializado em recolocação profissional, comenta que é preciso aproveitar as oportunidades. Mesmo estando no meio do ano, o banco de dados das empresas continuam cadastrando os documentos. Mas é preciso atenção na hora de enviar os documentos que pode valer a vaga.

Orientações:
-Comece com o seu nome (em fonte grande) e dados de contato (em fonte menor) mas de destaque (fonte maior que a do nome) ao seu objetivo profissional.

-Junto com o currículo do candidato, talvez estejam sendo analisados centenas ou até milhares de currículos. O uso de palavras chave que chamem a atenção e um layout que ressalte o melhores resultados é prioridade.

-Fale de você; de suas qualidades, mas tome muito cuidado nesta hora para não exagerar e sair do “bom tom”.

-Erros de gramática são em geral fatais e tendem a desqualificar o candidato de imediato. Cuidado com o português.

- Cite apenas os resultados mais significativos e evite ser detalhista. A hora do detalhe é na entrevista presencial. Nunca seja prolixo.

-No item formação, comece pelo curso mais recente. Caso ainda não tenha o nível superior indique o último nível alcançado. Cite também doutorado, mestrado, MBA (não confunda formação acadêmica com cursos paralelos).

- Quanto ao idioma, deixe claro seu nível de fluência e não subestime nem superestime seus conhecimentos.

- Conhecimentos de tecnologias, Informática e Internet são cada vez mais relevantes e, portanto, devem ser destacados separadamente do seu currículo.

-O tipo de papel não é importante, mas que o currículo esteja legível, limpo e sem amassar.


O site http://www.curriculum.com.br/ tem mais informações sobre como preparar um currículo vencedor, veja o Manual da Recolocação Profissional que o site disponibiliza gratuitamente a todos os seus usuários.

sexta-feira, 21 de maio de 2010

A CALCULADORA HP12C - POR NELSON BRAVO

MATEMÁTICA FINANCEIRA
HP 12c



FACILITADOR
Nelson Luiz Fernandes Bravo



A CALCULADORA HP 12C


O objetivo deste curso é apresentar de forma simples e clara , os principais recursos disponíveis na calculadora HP 12C , os quais envolvem operações algébricas , funções estatísticas , cálculos com datas , operações com percentagens e recursos aplicáveis á matemática financeira.
Suas características principais incluem o fato de possuir mais de 120 funções específicas para usos em negócios , as quais permitem trabalhar com 20 diferentes fluxos de caixa , operações com taxas internas de retorno e valores presentes líquidos. É caracterizada por trabalhar com lógica RPN ( do inglês REVERSE POLISH NOTATION , ou NOTAÇÃO POLONESA REVERSA ) , o que permite uma entrada mais rápida de dados e execução mais eficiente dos cálculos. Apresenta , ainda , de acordo com o site da HP ( http://www.hp.com ) , baterias de longa duração , tamanho pequeno e conveniente , além de programação pelo teclado.
COMANDOS , FUNÇÕES E TESTES INICIAIS

1.) LIGAR E DESLIGAR A CALCULADORA
Para ligar e desligar a calculadora , basta pressionar a tecla
[ON].
[ON] – Liga a calculadora ( se ela estiver desligada ) ;
[ON] – Desliga a calculadora ( se ela estiver ligada ).

2.) AUTOTESTE DOS CIRCUITOS
Para saber se a calculadora está funcionando normalmente , existem alguns procedimentos de teste que podem ser efetuados , como :

TESTE AUTOMÁTICO : com a calculadora desligada , pressione e mantenha pressionada a tecla [ x ] ou [ + ] e depois ligue a HP 12C , pressionando a tecla [ ON ]. Solte a tecla [ ON } e depois a tecla [ x ] ou [ + ]. Um autoteste será realizado. Se o mecanismo da máquina estiver funcionando corretamente , dentro de aproximadamente 25 segundos ( durante os quais no visor será exibida a palavra RUNNING piscando ) todos os indicadores do visor serão exibidos ( á exceção do * : que indica quando a bateria está fraca ) juntamente com todos os campos preenchidos com o número 8. Se aparecer a expressão ERROR 9 ou não aparecer nada , a calculadora está com problemas.
TESTE SEMI-AUTOMÁTICO : com a calculadora desligada , pressione e mantenha pressionada a tecla [ + ] e depois ligue a HP 12C , pressionando a tecla [ ON ]. Solte a tecla [ ON ] e depois a tecla [ + ]. Para verificar TODAS as teclas da máquina , da esquerda para a direita , de cima para baixo. Ou seja , é necessário pressionar todas as teclas , da tecla [ n ] até a tecla [ + ] , depois da tecla [ y² ] até a tecla [ x ] , da tecla [ R / S ] até a tecla [ - ] , pressionando , na passagem , a tecla [ ENTER ] e , por último , da tecla [ ON ] até a tecla [ + ], passando também pela tecla [ ENTER ]. Assim, a tecla [ ENTER ] deverá ser pressionada em duas passagens distintas.
De forma similar ao teste anterior , se o mecanismo da máquina estiver funcionando corretamente , após pressionar todas as teclas na ordem descrita , o visor inidicará o número 12 no centro. Se aparecer a expressão ERROR 9 , ou não aparecer nada , a calculadora está com problemas.

3.) FUNÇÕES AMARELAS E AZUIS
Como forma de economizar teclas , a HP emprega o recurso de atribuir á mesma tecla diferentes funções. Algumas teclas apresentam legendas em BRANCO ( função principal ), em AMARELO ou em AZUL. Para empregar uma função “amarela “ é necessário pressionar a tecla [ f ] antes. Bem como para empregar uma função “azul “ é necessário pressionar a tecla [ g ] antes.
EXEMPLO.: a tecla [ i ] apresenta duas outras funções adicionais : a função [ INT ] em amarelo e a função [ 12 + ]. Para usar a função [ i ] , basta pressionar a tecla [ i ]. Para usar a função [ INT ] é necessário pressionar antes a tecla [ f ] ( note que o visor indicará que a tecla [ f ] foi pressionada) e depois a tecla [ INT ]. De forma similar , para usar a função [ 12 + ] é necessário pressionar antes a tecla [ g ] ( note que no visor inidicará que a tecla [ g ] foi pressionada) e depois a tecla [ 12 + ].
Observações complementares :
Lembre-se de que , quando a tecla [ f ] ou [ g ] é pressionada , somente as funções em amarelo ou azul serão ativadas.
Caso as teclas [ f ] ou [ g ] tenham sido pressionadas de forma indesejada , para cancelar a operação , basta pressionar as teclas [ f ] [ PREFIX ] .

4.) FORMATAR EXIBIÇÃO DE CASAS DECIMAIS
Embora sempre trabalhe internamente com valores com muitas casas decimais , a HP 12C permite a EXIBIÇÃO de um número de casas decimais prefixado. Para fixar um número de casas decimais , pressione a tecla [ f ] e depois o número de casas decimais desejado. Por exemplo , para trabalhar com 2 casas decimais , basta pressionar [ f ] 2. Para exibir 4 casas decimais , pressione [ f ] 4 e assim sucessivamente.
Importante lembrar : embora EXIBA valores com um número de casas decimais predefinido , internamente a máquina processará um número com um maior número de casas decimais. Em cáculos sucessivos , os valores das etapas intermediárias exibidas no visor podem , portanto , ser diferentes do valor final exibido. Assim , evite transcrever valores para o papel e depois para a calculadora.
Tente sempre usar as pilhas e os registradores da calculadora.

5.) SELECIONAR PONTO OU VÍRGULA
A HP 12C permite usar o ponto ( Padrão americano , ou seja o dólar é descrito da seguinte forma : US$ 10.00 ) ou a vírgula ( Padrão brasileiro , ou seja o real é descrito da seguinte forma : R$ 10,00 ) , como separador de casas decimais. Para trocar a opção em vigor , desligue a máquina , pressione a tecla [ . ] e depois ligue a máquina , liberando primeiro a tecla [ ON ] e depois a tecla [ . ] . Automaticamente , a HP 12C trocará o separador de casas decimais.

6.) NOTAÇÃO DE NÚMEROS MUITO GRANDES OU MUITO PEQUENOS.
A HP permite a realização de cálculos com números que sejam maiores que 10 e menores que 10 .Já que o visor só permite a exibição de números com até 10 algarismos , números muito grandes ou muito pequenos são exibidos sob a forma de notação cientifica , onde a mantissa é apresentada primeiramente e , depois , o expoente de 10 que multiplica a mantissa. Por exemplo , 14 milhões multiplicado por 24 milhões será exibido na HP como [ 3,360000 14 ]. Note a existência de espaço entre 3,360000 e 14.O primeiro número [ 3,360000 ] é a mantissa e o segundo [ 14 ] é o expoente de 10 que está multiplicando a mantissa. De outra forma : 14.000.000 x 24.000.000 = 336.000.000.000, que é igual a 3,360000 x 10 .
Um forma de trabalhar com valores muito grandes na HP é viabilizada pela tecla [ EEX ], que representa o expoente de 10 que multiplica o número que está sendo digitado. A função será melhor descrita a seguir.

7.) INDICAÇÃO DE BATERIA FRACA

Caso a bateria da máquina esteja fraca , aparecerá um indicador * ( asterisco ) piscando no canto inferior esquerdo. Para evitar um desgaste antecipado da bateria , deve-se evitar colocar a calculadora próxima a fontes de campos eletromagnéticos , como autofalantes automotivos , aparelhos de som , televisores , etc.

8.) LÓGICA RPN E PILHAS
As duas principais características das calculadoras HP 12C consistem na lógica RPN ( no inglês , REVERSE POLISH NOTATION , ou NOTAÇÃO POLONESA REVERSA )na pilha de registradores.
8.1.) LÓGICA RPN Þ Note que a HP 12C não possui uma das principais teclas de calculadoras algébricas comuns , que é a tecla de [ = ] igualdade. A razão dessa inexistência consiste no fato de a HP trabalhar com uma lógica matemática diferente : a lógica RPN. Enquanto em uma operação algébrica comum os operandos devem ser intercalados por operadores, na lógica RPN os operandos devem ser colocados primeiramente e , depois devem ser colocados os operadores.
Por exemplo , para somar 5 e 4 em uma operação algébrica deve-se fazer 5+4=9. Em uma operação com lógica RPN , é necessário entrar com o 5 e o 4 e , depois , com o operador da adição. Para poder separar os números ( isto é , indicar para a calculadora que o 4 e o 5 são dois números distintos e não 45 ) , a HP disponibiliza a tecla [ ENTER ] . Assim , para somar 4 e 5 na HP será necessário pressionar as teclas 4 [ ENTER ] 5 [ + ]. No visor aparecerá a resposta 9 .
EXERCÍCIOS.: Calcule na HP 12C os resultados das operações :
a) 45 + 52 =
b) 23 – 89 =
c) 47 x 5,21 =
d) 4 / 4,23 =
É importante destacar que a única ocasião em que a tecla [ ENTER ] deve ser pressionada é quando se deseja dois números que estão sendo introduzidos consecutivamente , um número imediatamente após o outro. Apenas nessas ocasiões o [ ENTER ] deve ser utilizado.
A operação de adição entre o 4 e o 5 da calculadora poderia ser representado como :
Sequência das teclas :
a) Limpar a pilha com a função [ f ] [ REG ]
b) Digita-se o valor do primeiro operando : 5. Nota-se que o valor foi armazenado no registrador X;
c) Separa-se a entrada dos operandos 5 e 4 com a tecla [ ENTER ] ;
d) Digita-se o valor do segundo operando : 4 . Nota-se que o valor foi armazenado no registrador X ;
e) Solicita-se a operação desejada : soma mediante o operador [ + ]. Nota-se que o registrador Y foi adicionado ao registrador X. No visor ( registrador X ), é fornecido o resultado : 9 .
É importante ressaltar a importância da pilha na realização de cálculos seqüenciais. Por exemplo , a operação ( 45 + 5 ) / ( 17 – 12 ) pode ser feita de forma simples na HP , mediante o uso da pilha. Note que na HP , em função da pilha , não é necessário o uso de parênteses.
Solução.: 45 [ ENTER ] 5 [ + ]
17 [ ENTER ] 12 [ - ]
Divisão /
Resultado .: No visor 10

Exercícios .: Calcule com o auxilio da pilha de registradores da HP 12C , as seguintes operações :
a) ( 90 – 50 ) =
( 56 / 7 )

b) ( 36 / 6 ) x 2 =

c) [ ( 45 / 9 ) – 2 ] =
{ [ ( 27 x 3 ) / 20 ) – 21 ] }

d) { 45 [ - 7 x ( 82 / 9 ) ] } =

DIFICIL , NÃO APENAS DIFERENTE.

8.2.) FUNÇÕES DE OPERAÇÕES DE PILHA
Algumas funções da HP são próprias para as operações que envolvem a pilha de registradores . Deve-se destacar :
[ R ß ] : Rola a pilha para baixo
Exemplo .: após entrar com as teclas
[ f ] [ REG ] 1 [ ENTER ] 2 [ ENTER ] 3 [ ENTER ] 4 [ ENTER ] , pode-se ver o conteúdo da pilha mediante a rolagem para baixo.

Outras funções aplicáveis a manipulação de pilha são :
[ X Û Y ] Troca a posição dos registradores X e Y ;
[ LST X ] recupera o último registrador X ;
[ CLX ] limpa o registrador X ( apenas ) ;
[ f ] [ REG ] limpa todos os registradores da HP ( não apenas a pilha ) , incluindo os registradores financeiros e os estatísticos.
8.4.) REGISTRADORES ADICIONAIS
Outro conjunto de registradores da HP pode ser utilizado mediante o emprego das teclas :
[ STO ] Þ do inglês STORE , armazene. Armazenar valores em um registrador que pode variar de 0 a 9 e .0 a .9 ( vinte opções de memória disponíveis ) ;
[ RCL ] Þ do inglês RECALL , recupere. Recupera valores armazenados na função [ STO ].
Por exemplo , o valor de 165,23 pode ser armazenado no registrador 1 : digite 165,23 [ STO ] 1 . Após limpar o visor : [ CLX ] , o valor pode ser recuperado por meio da tecla [ RCL ] : bastando digitar o seguinte : [ RCL ] 1 Þ 165,23 ( aparecerá no visor o valor armazenado na memória 1 .
Os registradores permitem operações matemáticas , como soma , subtração , multiplicação e divisão . Para somar 10 ao conteúdo do registrador 1 , basta fazer [ STO ] + 1 . Em outras palavras , adicione o valor 10 ao valor que estava armazenado no registrador 1 .
Por exemplo , suponha que seu último saldo no banco era igual a R$ 700,00. Desde a última posição , você emitiu cheques nos valores de R$ 50,00 e R$ 120,00. Além disso , efetuou um depósito no valor de R$ 250,00. Qual o valor de seu saldo atual ?
Solução.: o saldo pode ser controlado diretamente em um dos registradores da HP , como o registrador 1 , de acordo com os passos seguintes :
PASSOS TECLAS DESCRIÇÃO
1 700 Digita-se o saldo inicial
2 STO 1 Armazena-se o saldo 700 , no registrador 1
3 50 CHS Entra-se com o valor da primeira movimentação :
pagamento ( sinal negativo ) com cheque no
valor de R$ 50,00
4 STO + 1 Acrescenta-se o valor no visor ( - 50 ) ao registra
dor 1 ( que era de 700 e passou a ser 650 )
5 120 CHS Entra-se com o valor da Segunda movimentação
pagamento ( sinal negativo ) com cheque no va-
lor de R$ 120
6 STO + 1 Acrescenta-se o valor no visor ( - 120 ) ao regis-
trador 1 ( que era 650 e passou a ser 530 )
7 250 Entra-se com o valor da terceira movimentação:
depósito no valor de R$ 250,
8 STO 1 Acrescenta-se o valor no visor ( 250 ) ao registra
dor 1 ( cujo saldo era de R$ 530 e passou para
780 )
9 RCL 1 Recupera-se o valor armazenado no registrador
1. No visor aparece o valor de 780.
8.3.) REGISTRADORES FINANCEIROS
Podem ser de dois tipos básicos : registradores de série uniformes e registradores de fluxos de caixa ( série não uniforme ).
Séries Uniformes : os registradores de séries uniformes são representados pelas teclas localizadas logo abaixo do visor : [ n ] , [ i ]
[ PV ] , [ PMT ] e [ FV ].
Séries não uniformes : os registradores da séries não uniformes são ativados por meio das funções [ g ] [ CFo ] e [ g ] [ CFj ] e armazenados nos registradores numéricos. Podem ser armazenados até 20 registradores de fluxo de caixa não uniformes. As principais funções são representadas pelas teclas : [ f ] [ NPV ] e [ f ] [ IRR ].
8.4.) FUNÇÕES ALGÉBRICAS
As funções algébricas da HP 12C permitem a realização de cálculos matemáticos elementares. As principais funções são representadas pelos operadores algébricos básicos [ + ] , [ - ] , [ x ] e [ / ], que , respectivamente , efetuam as operações de soma , subtração , multiplicação e divisão.
Exercícios .: Efetue as operações relacionadas a seguir na HP 12C .
a) 58 + 76 =
b) 127 – 85 =
c) 35 + 69 + 21 + 58 =
d) 21 – 58 + 23 =

Outras funções para operações algébricas elementares da HP 12C podem ser apresentadas por :
[ CHS ] : do inglês CHANGE SIGN , “troca de sinal “do registrador X , isto é , multiplica seu valor por – 1. Por exemplo , para entrar com o valor – 105 na HP 12C é preciso colocar o valor 105 e depois trocar seu sinal por meio da tecla [ CHS ] .
[ EEX ] : do inglês ENTER EXPOENT , introduz o expoente , isto é , coloca o expoente de 10 que multiplica o número que está sendo inserido. Permite operações com números grandes. Por exemplo : para digitar R$ 17.000.000.000,00 , basta teclar 17 [ EEX ] 9 . De forma similar,
para digitar 0,000008 na HP 12C , bastaria teclar 8 [ EEX ] [ CHS ] 6 .
[ 1 / x ] : calcula o inverso do registrador X. Para calcular , por
exemplo , 1 / 153 , bastaria teclar 153 [ 1 / x ].
Exercícios.: Calcule os inversos de :

a) 15
b) – 32
c) 0,23
d) 48
e) – 1,56
Algumas outras funções algébricas da HP 12C permitem operações com raízes , potências , fatoriais ou logaritmos :
[ g ] [ √x ] : calcula a raiz quadrada do registrador x . Por exemplo , para calcular a raiz quadrada de 7.225 , basta teclar 7225 [ g ] [ √x ]. O visor fornece a resposta : 85,0000.
[ Y² ] : calcula o registrador y elevado ao registrador x. Por exemplo , para calcular o cubo de 14 , basta teclar na HP 12C : 14 [ ENTER ] 3 [ y² ] . O visor fornece a resposta : 2.744,0000.
Exercícios.: Calcule
a) 8²
b) 16’
c) 72³
d) 15²
Calcule a raiz quadrada :
a) 390.625
b) 163
c) 489
d) 128
e) 52
8.5.) FUNÇÕES PERCENTUAIS
São três as funções que facilitam cálculos percentuais na HP :
[ % ] : Calcula a percentagem fornecida no registrador X , em cima do registrador Y ;
[ %T ] : Calcula quantos por cento do registrador X , o registrador Y vale ;
[ ∆% ] : Calcula a variação percentrual existente entre os registradores Y e X , nessa ordem.
Calcule :
a) 25% de 280 =
b) 37% de 782 =
c) 450 + 25% de 450 =
d) 156 – 18% de 156 =
Exercício .: Calcule a evolução percentual , com base no primeiro valor fornecido , dos preços de tonelada do minério de ferro apresentada a seguir :
VALOR EVOLUÇÃO %
1.256,71 -
1.352,77 A
1.455,20 B
1.578,16 C
Solução.: A) 1.256,71 [ ENTER ] 1.352,77 [ %T ] = 107,6438
B) 1.256,71 [ ENTER ] 1.455,20 [ %T ] = 115,7944
C) 1.256,71 [ ENTER ] 1.578,16 [ %T ] = 125,5787
Exercícios.: Calcule a variação percentuais dos gastos de uma família relacionados a seguir. Qual item apresentou maior crescimento ?
DESCRIÇÃO 1990 1991 VARIAÇÃO %
Alimentação 400 460 a
Vestuário 260 320 b
Moradia 380 470 c

Solução.: a) 400 [ ENTER ] 460 [ ∆% ] = 15
b) 260 [ ENTER ] 320 [ ∆% ] = 23,0769
c) 380 [ ENTER ] 470 [ ∆% ] 23,6842 . Logo , o itém moradia
apresentou maior crescimento.

8.6.) FUNÇÕES DE DATAS
É importante ressaltar que a HP 12C só permite cálculos com datas entre 15.10.1582 á 25.11.4046. Antes de começar a trabalhar com cálculos de data na HP 12C , é necessário configurar a notação empregada. Para isso , antes de colocar as datas na máquina , deve-se selecionar uma das opções representadas nas funções :
[ g ] [ D.MY ] : configura a HP para trabalhar no modo de notação , dia , mês e ano , padrão brasileiro ;
[ g ] [ M.DY ] : configura a HP para trabalhar no modo de notação
mês , dia e ano , padrão americano.
É importante destacar que a entrada de datas na HP 12C , configurada para a notação D.MY , deve ser feita com a separação do dia , com mês e ano com um ponto . Não devem ser empregados outros símbolos gráficos. Por exemplo , a data 26-2-1998. Deve ser colocada na HP da seguinte forma : 26.021998.
Como , no Brasil , é adotada a convenção de notação de datas no formato dia , mês e ano , recomenda-se que o indicador D.MY esteja sempre ativado.

[ g ] [ DATE ] : com base no registrador Y , calcula a data futura ou passada acrescida do número de dias presente no registrador X .
[ g ] [ ∆DYS ] : calcula o número de dias corridos existentes entre as datas fornecidas nos registradores Y e X .
Exercícios .:
a) Um pagamento deveria ser feito em 12-04-00. Entretanto , foi pago com atraso em 27-05-00. Com quantos dias de atraso o documento foi quitado ?
Solução.:
Com a HP configurada no modo [ g ] [ D.MY ]
Note que a data deve ser digitada com a separação apenas do dia com um ponto [ . ] .
12.042000 [ ENTER ] 27.052000 [ g ] [ ∆DYS ] = 45 dias de atraso
b) Uma pessoa nasceu em 16-8-76. Em que dia da semana , ela nasceu ?
Solução.: 16.081976 [ ENTER ] 0 [ g ] [ DATE ] = 16.081976 1
( Segunda – feira )
Vale lembrar que 1 – Segunda feira
2 – Terça feira
3 – Quarta feira
4 – Quinta feira
5 – Sexta feira
6 – Sábado
7 – Domingo
c) Um CDB feito em 8-5-00 vence dentro de 63 dias. Quando será o resgate dessa aplicação ?
Solução.:
08.052000 [ ENTER ] 63 [ g ] [ DATE ] = 10-07-2000 ( 1 = Segunda feira )
d) Uma pessoa, que nasceu em 20-2-78 , possuía quantos de dias de vida em 1-9-99 ?
Solução.:
20.021978 [ ENTER ] 01.091999 [ g ] [ DATE ] = 7.863 dias
e) Faça você agora :
Calcule os prazos ( em dias corridos ) das seguintes operações financeiras ) :
DATA OPERAÇÃO
A B C D E F
Inicio 20-01-97 05-05-98 01-08-98 25-04-92 05-06-99 23-02-97
Data 30-03-97 30-06-98 01-08-99 30-03-98 05-12-99 12-12-97

f) Um titulo comprado em 1-5-99 teve prazo de 32 dias corridos. Quando ocorreu seu vencimento ?
g) Calcule as datas em que ocorreu o vencimento das operações bancárias relacionadas a seguir . Encontre , também o dia da semana ?


OPERAÇÃO
DATA A B C D E F
Inicio 20-04-97 03-01-92 30-03-92 14-02-93 02-5-96 23-4-99
Prazo 12 35 180 400 365 95

8.7.) FUNÇÕES FINANCEIRAS
A seguir , serão apresentadas as principais funções financeiras da HP 12C . Todas essas funções serão abordadas com maior profundidade durante o módulo de Matemática Financeira. É importante ressaltar a necessidade do correto uso de dois indicadores ( flags ) fundamentais nos cálculos que envolvem matemática financeira com o auxilio da HP 12C :
FLAG ATIVA DESATIVA DESCRIÇÃO
C [STO] [EEX] [STO][EEX] Quando ativado,indica a opção de cál-
culo de juros compostos nas parcelas
fracionárias de períodos não inteiros.
Quando não ativado, indica que nas
parcelas fracionárias de períodos não
inteiros o cálculo no regime de juros
compostos,ocorrerá mediante juros
simples!!!CUIDADO: Nos EUA , que
comumente apresentam baixas taxas
de juros ,os valores são próximos. No
Brasil,com taxas de juros mais eleva-
das, os valores são muito diferentes!!!
BEGIN [g] [BEG] [g] [END] Quando ativado , indica que a série a
ser calculada é antecipada ( primeira
prestação paga no ato ). Quando desa-
tivada, indica cálculos com séries pós
tecipadas, em que o pagamento da pri
meira prestação é diferido.

FUNÇÕES FINANCEIRAS DE SÉRIES UNIFORMES :
[ n ] : número de períodos da série ;
[ i ] : taxa da série ( válido para uniformes e não uniformes );
[ PV ] : do inglês PRESENT VALUE , valor presente da série ;
[ PMT ] : do inglês PAYMENT, valor da prestação(ou pagamento)
da série ;
[ FV ] : do inglês FUTURE VALUE , valor futuro da série ;

FUNÇÕES FINANCEIRAS DE SÉRIES NÃO UNIFORMES :
[g] [Cfo] : do inglês CASH FLOW 0,armazena o fluxo de caixa na
data zero ;
[g] [CFj ] : do inglês CASH FLOW J,armazena o fluxo de caixa na
data j ( j entre 1 e 20 ) ;
[g] [ Nj ] : armazena o número de fluxos de caixas repetidos ;
[f] [ NPV ] : do inglês NET PRESENT VALUE ,calcula o valor pre-
sente liquido de um fluxo de caixa não uniforme.

CURIOSIDADE DA HP 12C

Para desligar e travar a calculadora , impossibilitando o uso por terceiros , pressione as seguintes teclas :
45 [ ENTER ] ON [ PMT ] simultaneamente,liberando primeiro ON
ON [ PMT ] simultaneamente, liberando primeiro o ON
[ 1 / x ] função inversa ou de descapitalização .

Para retornar ou ligar novamente , basta teclar :
ON [ PMT ] simultaneamente , liberando primeiro o ON.

OUTRA FORMA :
[f] [CLX ] [ EEX ] 7 , 8
ON [PMT ] simultaneamente liberando primeiro o ON
ON [ PMT ] simultaneamente liberando primeiro o ON
[ 1 / x ] função inversa ou de descapitalização.

Para retornar ou ligar , basta teclar :
ON [ PMT ]

8.8.) CÓDIGOS DE ERRO
Eventualmente na operação da HP 12C pode ocorrer algumas falhas , resultando em um procedimento incorreto , muitas vezes indicado por uma mensagem de erro. As principais mensagens de erro da calculadora serão descritas a seguir :
ERROR 0 : Erro em operações matemáticas. Exemplo: divisão de número por zero, raiz quadrada de número negativo , logaritmo de número menor ou igual a zero , fatorial de número não inteiro .
ERROR 1 : ultrapassagem da capacidade de armazenamento e processamento da máquina : a magnitude do resultado é igual ou superior a 10100. Por exemplo , fatorial de 73. Note que a mensagem de erro não aparece : apenas uma série de noves aparece no visor.
ERROR 2 : operações estatísticas com erro. Por exemplo , média com n igual a 0.
ERROR 3 : Erro no cálculo da taxa interna de retorno ( IRR ).Nesse caso , a mensagem informa que o cálculo é complexo , podendo envolver múltiplas respostas , e não poderá prosseguir , a menos que você forneça uma estimativa para a taxa interna de retorno
( IRR ).
ERROR 4 : erro em operações com a memória da calculadora. Por exemplo : tentativa de introdução de mais de 99 linhas de programação ; tentativa de desvio ( GTO ) para uma linha inexistente em um programa ; tentativa de operação com os registradores de armazenamento ( R5 a R9 ou R.0 a R.9 ) ; tentativa de utilização de um registrador ocupado com linha de programação.
ERROR 5 : erro em operações com juros compostos. Provavelmente , algum valor foi colocado com o sinal errado ( todos os valores têm o mesmo sinal ) , ou os valores de i , PV e PF são tais que não existe solução para n .
ERROR 6 : problemas com o uso dos registradores de armazenamento. O registrador de armazenamento especificado não existe , ou foi convertido em linha de programação. O número de fluxos de caixa inseridos foi superior a 20.
ERROR 7 : problemas no cálculo da taxa interna de retorno ( IRR). Não houve troca de sinal no fluxo de caixa.
ERROR 8 : problemas com o calendário. Pode ser decorrentedo emprego de data inapropriada ou em formato impróprio ; tentativa de adição de dias além da capacidade da máquina.
ERROR 9 : problemas no auto-teste. Ou o circuito da calculadora não está funcionando corretamente, ou algum procedimento no auto-teste apresentou falhas.



Pensamento.:Todos nós desejamos o progresso, mas se estiveres na estrada errada, progresso significa fazer o retorno e voltar para a estrada certa; nesse caso, o homem que volta atrás primeiro é o mais progressista.”

FORUNS DA SEMANA

FORUM



DE 14/04/2010 A 14/06/2010
MACROECONOMIA


PERGUNTA: O Brasil possui uma das maiores taxas de juros do mundo. Para combater os efeitos da crise econômica mundial, o governo promoveu uma queda dessas taxas no último ano, chegando a 8,75% ao ano. No entanto, temendo que o alto consumo provoque uma alta de preços acima do esperado, o governo já deu sinais de que deve voltar a aumentar a taxa básica de juros da economia. No entanto, essa medida tem consequências para o país, como o desestímulo ao investimento e ao consumo, inibindo o crescimento econômico e a criação de empregos. Você acha que o governo deve trabalhar com taxas de juros tão altas? Dê sua oponião e justifique.


ALGUMAS RESPOSTAS

R. Se as taxas forem aumentadas haverá um desestimulo no consumo, o que é ruim para a economia. Por outro lado se as taxas diminuírem o consumo será estimulado porem corre o risco de com o consumo acelerado os preço venham a aumentar.o governo está preocupado no caso de aumento dos preço devido ao consumo,por isso devem sim aumentar as taxas para que possa ter um equilíbrio.


R. Não concordo. O Governo deverá estudar outra forma para aminizar a situação, com o aumento de juros simplesmente haverá uma queda para o consumidor.
O produto vai ficar mais caro, mesmo aumentando o salário o consumidor vai limitar suas compras porque a moeda perde o valor.


R. Se as taxas forem aumentadas haverá um desestimulo no consumo, o que é ruim para a economia. Por outro lado se as taxas diminuírem o consumo será estimulado porem corre o risco de com o consumo acelerado os preço venham a aumentar.o governo está preocupado no caso de aumento dos preço devido ao consumo,por isso devem sim aumentar as taxas para que possa ter um equilíbrio.


R. Juros são a ferramenta que o governo utiliza para equilibrar a inflação, no entanto é preciso ter cuidado redução dos juros não promova um consumismo exagerado voltando para as importações, logo saindo divisas para ajudar a desenvolver as economias externas e endividando o pais. Com taxas altas, muitas indústrias deixam de crescer, assim consequentemente, dar novas vagas é mais dificil, pelo capital ficar cada vez menor, gerando o desemprego, porque as empresas tem que pagar os impostos, e ficando mais dificeis de fazer investimentos. Na minha opinião não seria uma boa ideia, aumentar os juros, só é bom para o governo, ganhar mais dinheiro mais rápido.

terça-feira, 11 de maio de 2010

AOS ANIVERSARIANTES DO MES DE MAIO - NOSSOS PARABENS!!!!



































JOÃO CARLOS - 02/05 - POLO DE MOCOCA - SP











ADRIANA ARCOS - 10/05 - POLO DE JUNDIAÍ - SP








SAMUEL - 10/05 - POLO DE MOCOCA - SP













BRUNO - 15/05 - POLO DE MOCOCA - SP












MARIELA - 15/05 - POLO SÃO JOAQUIM DA BARRA -SP






EDNA VIRGILIO - 23/05 - POLO CAMPO GRANDE - M.S






ROSEMERI - 30/05 - POLO CAMPO GRANDE - MS





COMPARTILHANDO DESCOBERTAS

PARA QUEM PRECISA DE UM TRADUTOR GRATUITO, O SITE ABAIXO É MUITO BOM, EU CONFERI, TRADUZ EM TEMPO REAL.
AGORA FICOU FÁCIL ESCREVER UMA CARTA EM INGLES....OU QUALQUER OUTRO IDIOMA, OU TRADUZI-LA....CONFIRA!!!


www.tradukka.com


UM ARTIGO MUITO INTERESSANTE, QUE AQUI COMPARTILHO COM VOCES


Até que ponto pode ir a intimidade entre o chefe e o funcionário?

SÃO PAULO - É comum existir na empresa um funcionário mais “expansivo”, que gosta de realizar brincadeiras com todos os colegas e até com o chefe, criando laços mais estreitos. Conforme a situação, pessoas em cargo de chefia também podem apresentar predileção por um colaborador, aproximando-se mais dele. Nesses casos, a atenção se torna fundamental: até que ponto pode ir uma relação de intimidade entre o chefe e o funcionário?


Sintonia x Intimidade

A consultora da Thomas Case Marcia Vazquez divide a situação em duas: quando há sintonia e quando há intimidade entre as partes. Para ela, as duas vertentes são completamente distintas.

“ A intimidade pode gerar ao longo do tempo a perda dos limites. Estamos na empresa para cumprir um plano, ou seja, um objetivo que deve ser atingido. A sintonia entre os dois [chefe e funcionário] é entender o que cada um pensa e como deve-se agir em determinadas situações no âmbito do trabalho”, afirma.

Diante de qualquer cenário, o chefe sempre continuará tendo uma posição hierárquica acima de seu colaborador e, por isso, terá responsabilidades para com ele, explica Marcia. Para ela, se cada funcionário entrar em sintonia com o superior, os resultados, o desenvolvimento e a interatividade entre eles serão melhores.

Marcia é enfática sobre manter intimidade no trabalho. Segundo ela, nem a excessiva aproximação pessoal entre colegas é válida.


Situações perigosas


Ocasiões dúbias poderão aparecer na vida do profissional. Uma festa na casa de um colega, um happy hour no bar, ou até um almoço rotineiro. Como se comportar nessas situações?

“Almoçar com o chefe de vez em quando não tem problema algum. O que não pode acontecer é que essas reuniões virem rotina, uma regra”, adverte a consultora. “Por isso, sempre que puder, almoce com outras pessoas”.

A maior imprudência em um almoço casual com o chefe é falar de outros funcionários. Durante a hora da refeição, comentários e críticas podem forçar o limite do bom senso. A partir daí, pode-se suscitar um mal estar entre as duas partes. Se precisar falar algo, diz Marcia, aborde a questão das ideias profissionais.

Na ocasião de o chefe fazer convites para uma saída após o expediente, a regra é a mesma. Recuse, se for preciso, mas não faça disso sempre uma resposta. “O patrão pode entender a saída após o expediente como forma de integrar toda a equipe, por isso, apareça algumas vezes. A regra é não deixar virar rotina”, afirma Marcia.


Você quer ser meu amigo?

Outra situação que pode levantar questionamentos é a atuação de forma “imatura” do superior. Executivos piadistas, que não dispensam uma brincadeirinha no trabalho, podem provocar receios nos funcionários, ou deixá-los bem à vontade.

“Quando o chefe ultrapassa a linha, o funcionário deve brecar esse avanço. Deixar bem claro que está lá como profissional que será avaliado e cumprirá objetivos”, ressalta Marcia. “Reforce essa postura, corte as brincadeiras aos poucos, sempre de maneira educada”.

De acordo com Marcia, o funcionário terá de agir de forma ética, sem aceitar mimos do superior. Entretanto, se ele acabar entrando no jogo de intimidade iniciado pelo chefe, a situação pode se tornar irremediável.

O problema da intimidade é que ela deixa a pessoa com a falsa sensação de que pode tudo. Além disso, pode gerar desconforto entre colegas de trabalho. Segundo Marcia, a equipe pode se destruir, não terá foco e perderá muito tempo em desenvolver os trabalhos.

sexta-feira, 7 de maio de 2010

POLO JUNDIAI - SALA PROF.EDUARDO

A TODAS AS MÃES O MEU CARINHO



O "CUSTO" DE UMA MÃE

Uma tarde, um menino aproximou-se de sua mãe, que preparava o jantar, e entregou-lhe uma folha de papel com algo escrito.Depois que ela secou as mãos e tirou o avental, ela leu:


* Cortar a grama do jardim: R$3,00

* Por limpar meu quarto esta semana R$1,00

* Por ir ao supermercado em seu lugar R$2,00

* Por cuidar de meu irmãozinho enquanto você ia às compras R$2,00

* Por tirar o lixo toda semana R$1,00

* Por ter um boletim com boas notas R$5,00

* Por limpar e varrer o quintal R$2,00


* TOTAL DA DÍVIDA R$16,00

A mãe olhou o menino, que aguardava cheio de expectativa. Finalmente, ela pegou um lápis e no verso da mesma nota escreveu:
* Por levar-te nove meses em meu ventre e dar-te a vida - NADA

* Por tantas noites sem dormir, curar-te e orar por ti - NADA

* Pelos problemas e pelos prantos que me causastes - NADA

* Pelo medo e pelas preocupações que me esperam - NADA

* Por comidas, roupas e brinquedos - NADA

* Por limpar-te o nariz - NADA


* CUSTO TOTAL DE MEU AMOR - NADA


Quando o menino terminou de ler o que sua mãe havia escrito tinha os olhos cheios de lágrimas.
Olhou nos olhos da mãe e disse:"Eu te amo, mamãe!!!"

Logo após, pegou um lápis e escreveu com uma letra enorme:


"TOTALMENTE PAGO"


Assim somos nós adultos, como crianças, querendo recompensa por boas ações que fazemos. É difícil entender que a melhor recompensa é o AMOR que vem de Deus. E para sorte nossa é GRÁTIS. Basta querermos recebê-lo em nossas vidas.

UM FELIZ DIAS DAS MÃES





MINI CURSO - ATIVIDADES COMPLEMENTARES

CONVIDAMOS VOCES NO PRÓXIMO SÁBADO DIA 22/05/2010 A ASSISTEREM A PALESTRA DE LINGUA(GEM) DIVERSOS CONTEXTOS E VISÕES - VIA TELESSALA - DAS 08:00 ÀS 12:00HS.
NÃO ESQUEÇAM QUE É IMPORTANTE A APARTICIPAÇÃO, POIS CONTARÁ COMO HORAS DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES E PRECISAMOS ATÉ O FINAL DO CURSO SOMAR 200HS.......ENTÃO É BOM COMEÇAR........
E TAMBEM TEREMOS:
DIA 19/06/2010 - VIA TELESSALA - DAS 14:00 AS 18:00HS
LITERATURA E FILOSOFIA - A INFLUÊNCIA DO EXISTENCIALISMO NA OBRA DE VIRGÍLIO FERREIRA.

quarta-feira, 5 de maio de 2010

MAIS UM ARTIGO FORNECIDO PELO NOSSO PROFESSOR NELSON BRAVO

Prof.Nelson Bravo – Perícias Judiciais

Quanto vale sua empresa ?????

Esse cálculo é importante e, por isso mesmo, o melhor num primeiro momento, talvez seja prudente inicialmente pedir ajuda a um especialista. Afinal, o que está em jogo é o valor de sua empresa.

Mas como você é insistente e quer entender o processo de cálculo, vamos inicialmente a uma explicação básica e simplificada de como calcular o valor de uma empresa, levando-se em consideração a projeção futura do negócio.

Iremos considerar uma Oficina Mecânica que já está em operação há dois anos e que possui um faturamento médio de R$19.500,00 por mês, sendo os seguintes os seus gastos médios mensais:

ITÉNS ...................................VALOR EM R$
Insumos básicos ( produtos/peças ).... ....... . $ 4.875,00
Folha de Pagamento .....................................$ 4.030,00
Escritório de Contabilidade....................... .... $ 364,00
Água, Luz e Telefone .....................................$ 780,00
Gastos com segurança .................................. .$ 455,00
Gastos com Aluguel ................................... ....$ 1.950,00
Gastos com Marketing ( Divulgação ) ......... ......$ 1.300,00
Imposto Simples....................................... . .... $ 650,00
TOTAL SAIDAS MENSAIS ......$14.404,00


Sendo assim, as retiradas mensais médias são de R$ 5.096,00 (R$ 19.500,00 - R$ 14.404,00), o que equivale a retiradas anuais médias de R$ 61.152,00 (R$ 5.096,00 x 12 meses).

Sabendo o proprietário da loja, que não possui previsão de venda do negócio e que ele definiu como estratégia obter uma rentabilidade de 42% ao ano, então o valor presente da loja equivale a R$ 61.152,00 dividido por 0,42, o que dá R$ 145.600,00 (essa conta chama-se equação de valor presente de uma série perpétua de pagamentos). Ou seja, o valor desse negócio hoje , seria de R$145.600,00.

Essa conta é feita da seguinte forma (é necessária uma calculadora HP 12C para realizá-la).



Fluxo de Caixa 1...... $ 61.152,00 ÷ 1,42........ ..... $43.064,79
Fluxo de Caixa 2 ......$ 61.152,00 ÷ (1,42)² ..........$ 30.327,32
Fluxo de Caixa 3...... $ 61.152,00 ÷ (1,42)³ ..........$ 21.357,27
Fluxo de Caixa 4 .....$ 61.152,00 ÷ (1,42)4 ..... .....$15.040,33
Fluxo de Caixa 5 ......$ 230.152,00 ÷ (1,42)5........ $ 39.863,28
TOTAL.............................................$ 149.652,99

Entendendo que ainda não é hora de vender seu empreendimento, resolve negociar sua empresa daqui a 05 ( cinco ) anos, então devemos estimar o valor do negócio para daqui a 5 anos.

Assim sendo, o Valor Presente do Negócio é de R$ 149.652,99, pois equivale à soma do valor presente de cada um dos fluxos de caixa dos anos 1, 2, 3, 4 e 5.


Fundo de Comércio ?????????

O exercício contínuo da atividade comercial ou empresarial exige do empresário, ordinariamente, a sua fixação em um determinado local, onde alocará suas instalações, constituirá sua freguesia, armazenará seu estoque, enfim, onde se concentrará o instrumental necessário à consecução de sua atividade.

A esse conjunto de bens materiais e imateriais destinados pelo empresário para atingir os fins para os quais se propõe, dá-se o nome de estabelecimento comercial, fundo de comércio ou fazenda. Como tal, o fundo de comércio é objeto de direito, sendo que se classifica, dentre as diversas espécies de bens, como coisa universal ou coletiva, móvel e incorpórea.

Não obstante tratar-se de um conjunto de bens, as coisas corpóreas e incorpóreas conjugadas no fundo de comércio não perdem cada uma delas sua individualidade, embora todas unidas integrem um novo bem. São coisas constituintes do fundo de comércio, dentre outros bens, a clientela, as instalações, máquinas, utensílios, marcas e modelos de invenção e o ponto comercial.

Na medida em que se trata de bem incorpóreo, constituído por uma universalidade de bens que forma um todo funcional de titularidade do empresário, atuando como instrumento para a prática da atividade econômica, o fundo de comércio é passível de alienação.

Destarte, é lícito ao comerciante vender ou transferir seu fundo de comércio à terceiros. Todavia, em relação à transferência do estabelecimento comercial, não existem no ordenamento pátrio, normas específicas.

No que toca aos bens corpóreos, como por exemplo, as máquinas e o estoque, sua alienação, como partem de um bem maior – o fundo de comércio – não apresenta maiores dificuldades, porquanto tais bens são, ordinariamente, de propriedade do próprio empresário. Como titular de domínio, o empresário ocupa uma posição que lhe confere a este as faculdades plenas de uso, fruição e disposição. Assim, não encontra os empresários impedimentos para exercer um poder formador extintivo em relação a seu direito de propriedade e formador sob o ponto de vista do patrimônio do adquirente.

Por outro lado, dificuldades impõem-se quanto à alienação de certos bens incorpóreos, componentes do fundo de comércio. Com efeito, paira discussão quanto à alienação de posições jurídicas subjetivas e ativas ocupadas pelo comerciante, em razão de determinada relação obrigacional firmada entre o empresário e um terceiro.



FC - sua valoração pelo método holístico.

Hoog, Wilson Alberto Zappa.


Resumo:

Apresenta-se uma breve análise sobre a valoração do fundo de comércio pelo método holístico, que poderá ser usado para a elaboração de demonstrações financeiras e prestações de contas, inclusive nos balanços especiais para fins de apuração de haveres. O presente artigo foi desenvolvido pelo viés da ciência da contabilidade.

Palavra-chave:

Teoria pura da contabilidade; Fundo de comércio; Método holístico.

Desenvolvimento.

O fundo de comércio, llave de negocio, aviamento ou goowill é um bem com características dominantes de incorporeidade, e recessivas, de corporeidade, lastreado em benefícios econômicos conhecidos como o superlucro, criado pelo titular da empresa no exercício desta.

As sociedades simples, as associações e fundações, por não possuírem o elemento de empresa, não possuem o fundo de comércio, podendo, quiçá, obter uma super renda, sem que isto venha a se tornar em fundo de comércio. Que tem a sua valorização e registro contabilístico guiada pelo método holístico de valoração do fundo de comércio.

O método holístico de valoração do fundo de comércio tem origem na “teoria pura da contabilidade”, pois, esta teoria representa um conhecimento unívoco, por ter um vínculo direto de prumo e nível com os elementos a seguir descritos, que são considerados pressupostos básicos:

• Justiça;
• Teorema da substância sobre a forma;
• Teorema das probabilidades;
• Axioma da preservação das empresas;
• Axioma do equilíbrio da função econômica das riquezas na impulsão patrimonial;
• Fidelidade, dialeticidade, eticidade, socialidade, clareza e operabilidade;
• Independência em relação a interesses econômicos e difusos;
• Verdade real, ou seja, a veracidade;
• Conceitos e princípios universais;
• O saber contabilístico; • A neoética contábil;
• Os fenômenos patrimoniais tais como, a ação e sua reação no patrimônio em igual
intensidade e força, ou seja, as origens e as aplicações de recursos;
• Com as condições para a realização dos fenômenos patrimoniais, correlacionados
com as causas e com os efeitos;
• Epiqueia contabilística; e a
• Lógica.


O método holístico de valoração tem como elemento de entrada o lucro ou prejuízo líquido, média aritmética do resultado líquido contábil dos três últimos anos corrigido monetariamente, o qual deve ser sempre ajustado pela exclusão ou inclusão de várias rubricas, tais como receitas e despesas, gastos oriundos de abuso de poder ou de desvio do objeto social de modo a refletir o resultado do negócio. Resultado este que se denomina de lucro normalizado.

Sendo que este lucro normalizado, ajustado, é à base de cálculo para o retorno do capital investido, superlucro, que é obtido por um retorno superior a 6 % do ativo operacional, por ativo operacional entendesse somente os investimentos nos elementos essenciais do estabelecimento empresarial.

A parcela desse retorno de capital superior a 6%, aqui denominado de Fundo de comércio, deve ser multiplicada pelo número de anos que se espera como retorno confiável. Esse prazo tem ainda como âncora o prazo médio do indicativo de atratividade. Este valor do fundo de comércio atribuído há vários anos, deve ser mensurado a “valor presente” a uma taxa de juros de 12% a.a. Podendo surgir à figura do going value, que tem o sentido de indicar o valor da continuidade dos
negócios pela sua perpetuidade. Ou seja, com o amparo no princípio contábil da continuidade.

A figura do GOING VALUE vem da língua inglesa e indica o valor da continuidade dos negócios pela sua perpetuidade ou valor em marcha, tem amparo no princípio contábil da continuidade. Pois se tem o pressuposto básico de que as entidades empresariais foram concebidas para funcionar de forma perene, e que a capacidade instalada deveria sempre ser explorada e otimizada. Logo, tem o sentido de indicar uma série infinita, ou de duração muitíssimo longa, de fluxos de lucros dos negócios. É o valor atribuído ao período que vai além do período de previsão do fundo de comércio, pela suposição de que o negócio continuará operando com as mesmas condições e sem investimentos novos. É utilizado na valorimetria do aviamento, sendo este um complemento do método holístico de avaliação do fundo de comércio.

Apesar da segurança doutrinária, oriunda da teoria pura da contabilidade, de que não existe dúvida sobre a real necessidade de se registrar o valor do fundo de comércio internamente desenvolvido nas demonstrações contábeis, sugerimos, diante de uma lacuna1 na lei, e para fins de mais uma segurança para os auditores, administradores e contadores, nas aprovações anuais de contas dos administradores2 logo, nas prestações anuais de contas3, pelo viés da política contábil, que seja, o judiciário provocado, para dizer sobre o reconhecimento deste ativo nas demonstrações contábeis.

Esta provocação do judiciário pode ser pela via de uma ação declaratória ou pela via de um mandato de segurança, contra o CFC, pois apesar de não existir uma proibição in lege, tem-se norma infralegal a Resolução CFC Nº 1.139 de 21.11.2008 parágrafos 47 e 48. Pois inúmeras são as decisões judiciais que reconhecem a inclusão do valor do fundo de comércio em balanços especiais para a apuração de haveres de sócios que se desligam. Apesar de que não existe uma proibição in lege para tal registro existe, uma permissão para o registro do fundo de comércio adquirido (CC/2002 e Lei 6.404/76) e uma lacuna sobre o reconhecimento do fundo de comércio
internamente desenvolvido. Apesar de que aquilo que não é proibido e permitido por força da nossa constituição, a lacuna está na lei e não na ciência da contabilidade, pois uma das funções da contabilidade é a valorizativa.

Este sentido e alcance do fundo de comércio e do método holístico foram coletados o nosso livro, Fundo de Comércio , Goodwill. Juruá. No Brasil encontram-se importantes doutrinas sobre o fundo de comércio tais como:


AUTUORI, Luiz. Fundo de Comércio. Rio de Janeiro, 1949.
SÁ, Antonio Lopes de. Fundo de Comercio Avaliação de Capital e Ativo Intangível- Doutrina e Pratica, Juruá, Curitiba. 2007.
NEIVA, Raimundo Alelaf. Valor de Mercado da Empresa. São Paulo: Atlas, 1992.
Hoog, Wilson Alberto Zappa. Fundo de Comércio - Goodwill, Juruá, Curitiba. 2007.

terça-feira, 4 de maio de 2010

NOSSAS CORRIDAS....VENHA FAZER PARTE....E DESCUBRA COMO É BOM CORRER...

VENHA FAZER PARTE DESTA EQUIPE..NOS CORREMOS EM BUSCA NÃO DO PRIMEIRO LUGAR...MAS EM BUSCA SOMENTE DO PRAZER DE CORRER E SAUDE...

OS RESPONSÁVEIS POR ISTO SÃO NOSSOS QUERIDOS PROFESSORES:





ANDRÉIA


MARCEL

















STREET RUNNER’S TEAM


A Streeet Runner’s Team, é uma Assessoria Esportiva especializada em Corrida de Rua. Elaboramos e planejamos treinamentos de corrida personalizados para cada integrante, respeitando a individualidade biológica de cada aluno. Por meio de treinos semanais, nossos profissionais, auxiliam na fase de adaptação ao esporte, correção da biomecânica correta e polimento de técnica da corrida.

Também elaboramos projetos personalizados para empresas, com o intuito de alcançar uma maior socialização e integração entre os funcionários, melhorando desta maneira sua qualidade de vida. Deste modo, trazendo um maior benefício para a empresa com relação à redução no número de afastamentos por motivos de saúde e auxiliando no aumento da produtividade da mesma.

Com o grande aumento do sedentarismo nos dias atuais e falta de tempo para a pratica de atividades físicas, a corrida de rua é uma excelente opção de prática esportiva, seja visando competição ou qualidade de vida como é o nosso principal objetivo. É uma atividade de baixo custo para os praticantes, tanto é que tem crescido o número de adeptos em mais de 300% ao ano, principalmente as mulheres que encontraram uma atividade que pode ser realizada a qualquer hora e local, adaptando-se ao nosso dia a dia com grande facilidade.

Uma atividade prazerosa que traz inúmeros benefícios físicos e psicológicos. Redução de gordura, redução do colesterol ruim (LDL) e aumento do bom (HDL), redução do estresse, melhora da qualidade de vida, melhora na socialização, no ânimo e desempenho profissional, melhora na saúde, maior integração e disposição dos colaboradores;
incorporação de hábitos de vida saudáveis, maior capacidade de concentração, força de vontade e consciência corporal e mental, aspectos físicos: o aumento do débito cardíaco máximo, diminuição da freqüência cardíaca de repouso, melhora da circulação coronariana e o auxílio a prevenção do acidente vascular cerebral, da hipertensão arterial e da doença coronária, também favorece o aumento da massa muscular, fortalece os tendões, ligamentos e articulações, auxilia no combate à osteoporose, aspectos psicológicos: auxilia no controle do estresse, da ansiedade e da depressão, melhora da motivação, bem-estar, disciplina e aumenta a determinação para alcançar objetivos.

Depois de todos esses benefícios você ainda vai ficar ai parado? De uma virada em sua vida. Junte-se a nós na Street Runner’s Team, estamos esperando por você no próximo treino!


VISITE NOSSO SITE E TIRE TODAS AS SUAS DÚVIDAS:


www.srteam.com.br








domingo, 2 de maio de 2010

TEXTO PARA INICIAR A SEMANA

UM DIA.......

Um dia descobrimos que beijar uma pessoa para esquecer outra, é bobagem. Você não só não esquece a outra pessoa como pensa muito mais nela...
Um dia nós percebemos que as mulheres têm instinto "caçador" e fazem qualquer homem sofrer ...
Um dia descobrimos que se apaixonar é inevitável...
Um dia percebemos que as melhores provas de amor são as mais simples...
Um dia percebemos que o comum não nos atrai...Um dia saberemos que ser classificado como "bonzinho" não é bom...
Um dia perceberemos que a pessoa que nunca te liga é a que mais pensa em você...
Um dia saberemos a importância da frase: "Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas..."
Um dia percebemos que somos muito importante para alguém, mas não damos valor a isso...
Um dia percebemos como aquele amigo faz falta, mas ai já é tarde demais... Enfim... Um dia descobrimos que apesar de viver quase um século esse tempo todo não é suficiente para realizarmos todos os nossos sonhos, para beijarmos todas as bocas que nos atraem, para dizer o que tem de ser dito...
O jeito é: ou nos conformamos com a falta de algumas coisas na nossa vida ou lutamos para realizar todas as nossas loucuras...
Quem não compreende um olhar tampouco compreenderá uma longa explicação.
Para o homem provar que é homem, não precisa ter mil mulheres. Basta fazer uma feliz....