sexta-feira, 30 de abril de 2010

REFLEXÃO PARA O FIM DE SEMANA







Acorde Para Vencer


Reuna forças para vencer os obstáculos. Não deixe que nada afete seu espírito. Comece a sorrir mais cedo. Ao invés de reclamar quando o relógio despertar, agradeça pela oportunidade de acordar mais um dia. O bom humor é contagiante espalhe-o, fale de coisas boas, de saúde de sonhos, de amor. Não se lamente!!! Ajude as outras pessoas a perceberem o que há de bom dentro de si. Não viva emoções mornas ou vazias. Cultive seu interior, extraia o máximo de pequenas coisas. Seja transparente e deixe que as pessoas saibam que você as estima e precisa delas. Repense os valores e dê a chance de crescer e ser mais feliz. Tudo que merece ser feito, merece ser bem feito. Torne suas obrigações atraentes, tenha garra e determinação. Mude, opine, ame o que faz. Não trabalhe só por dinheiro e sim pela satisfação da missão cumprida. Lembre-se de que nem todos têm a mesma oportunidade. Pense no melhor, trabalhe pelo melhor e espere o melhor. Transforme seus movimentos em oportunidades. Veja o lado positivo das coisas e assim tornará seu otimismo uma realidade. Não inveje. Admire!!! Sinta entusiasmo com o sucesso alheio, como seria com o seu próprio. Idealize um modelo de competência e faça sua auto avaliação para saber o que lhe está faltando para chegar lá. Ocupe seu tempo crescendo, desenvolvendo suas habilidades e seu talento. Só assim não terá tempo de criticar os outros. Não acumule fracassos e sim experiências . Tire proveito dos seus problemas e não se deixe abater por eles. Tenha fé e energia, acredite!!! Você pode tudo que quiser. Perdoe!! Seja grande para os aborrecimentos, pobre para a raiva, forte para vencer o medo e FELIZ para permitir momentos felizes. Não viva só para o trabalho. Tenha outras atividades paralelas como esportes, leituras, cultivar amigos. O trabalho é uma das contribuições que damos à vida, mas não se deve jogar nele todas as nossas expectativas de realizações. Finalmente, ria das coisas à sua volta, de seus problemas, de seus erros, ria da vida. E… ame! Antes de tudo, a você mesmo! A GENTE COMEÇA A SER FELIZ QUANDO É CAPAZ DE RIR DA GENTE MESMO!!!

NOSSOS AGRADECIMENTOS AO NOSSO PROFESSOR DE CUSTOS NELSON BRAVO PELOS ARTIGOS ENVIADOS


Como funciona a contabilidade das empresas
Introdução
Empreendedores abrem negócios próprios diariamente. Se você está pensando em entrar para este grupo das micro e pequenas empresas, provavelmente deve ter algumas dúvidas:
· contabilidade de caixa?
· Contabilidade de exercício?
· Passivos e ativos?
· Custo fixo?
· Projeções?
· O que é tudo isso?
Você poderá se sentir perdido com a quantidade de números com os
quais terá de lidar. Seja comercializando telas de pintura a óleo ou vendendo carne, seu negócio irá requerer o trabalho de contabilidade.

Neste artigo, iremos demonstrar que a contabilidade é um processo que vai além da manipulação dos números. A contabilidade é uma ferramenta que ajuda a controlar os negócios: o que foi feito, o que se está fazendo e o que se espera fazer no futuro.

Chaves para o sucesso
Inicialmente, o que se deve fazer é se familiarizar com a terminologia
utilizada na contabilidade. Conheça a terminologia e já terá dado um passo para achar o assunto menos assustador (acrescentamos um glossário de termos contábeis no final deste artigo para auxiliá-lo).
Em segundo lugar, saiba que a contabilidade é mais do que números.
Ela inclui bancos de dados dos seus clientes, seus vendedores e seus funcionários.

As informações sobre estas pessoas e empresas o ajudarão a controlar seu negócio e planejar seu futuro. Com uma contabilidade adequada, você pode descobrir que as pessoas em determinado local compram muita carne em um determinado mês. Você pode, com isso, planejar suas vendas para esse período.
Vendo as coisas por esse ângulo, podemos perceber que o assunto começa a ficar interessante e que contabilidade é parte imprescindível da gestão.
Finalmente, a chave para uma contabilidade bem-sucedida está no estabelecimento do sistema contábil e na credibilidade das informações inseridas. Você pode e deve configurar um sistema exclusivamente seu. O registro das transações e das informações é chamado de escrituração contábil e deve ser feito regularmente.

Você precisa de um contador?
Os escritórios de contabilidade oferecem uma ampla gama de serviços, desde a instalação e administração do sistema contábil até assessoria , consultoria e preparação tributária como no caso das micro e pequenas empresas e a opção pelo Super Simples.
Mesmo que seja apenas para realizar um planejamento tributário, consultar um contador é uma atitude inteligente. Os contadores podem ajudá-lo a gerar os relatórios e as declarações financeiras que você precisará para administrar o seu negócio.
Os contadores também o mantém atualizado sobre leis tributárias e passivos fiscais reduzidos. Você precisa de um contador com o qual possa estabelecer um relacionamento amigável e de confiança. Abaixo estão algumas questões às quais você deve estar atento quando contratar contadores.

· Eles são vinculados junto ao CRC – Conselho Regional de Contabilidade a praticar a profissão?
· Eles têm experiência com o tamanho e o tipo do seu negócio?
· Eles têm boas referências? (lembre-se de pedir referências ao seu c
orretor financeiro, associados ou colegas).
· Eles são acessíveis e retornam suas ligações prontamente?
· Eles podem fornecer idéias interessantes sobre outras áreas, como recursos humanos ou operações?
· Eles são respeitados na comunidade?
· Você confia e se sente à vontade com eles?
· Eles têm uma postura profissional?
Além de ajudá-lo a configurar o seu sistema contábil e auxiliá-lo com a preparação e planejamento tributários, você também pode contratar um contador para:
· compilar declarações financeiras;
· controlar os tributos que você deve pagar (quando e quanto);
· revisar as declarações que você gerou para localizar quaisquer problemas de ou itens questionáveis ;
· executar uma auditoria em seus livros para garantir que tudo está corretamente registrado, etc.
Há vários sites disponíveis na Internet que podem ajudá-lo a localizar um contador, mas a melhor coisa a fazer é buscar indicações de amigos, associações comerciais, consultores legais, corretores financeiros ou outras fontes confiáveis.
Sistema manual ou software?
Uma dúvida que pode surgir é se você deve utilizar um sistema manual
ou comprar um software.
Você pode achar que o seu pequeno negócio não precise de um programa contábil mais sofisticado, mas reflita um pouco: digamos que você forneça refeições para casamentos nos finais de semana, uma vez por semana. O número máximo de eventos que você atenderá em um ano será 52.
Isto parece administrável com um sistema simples. Mas você compra ascarnes em um local, os queijos em outro e o vinho é entregue em suas instalações. Você usa parte para um casamento e o restante para outro. Um dos clientes precisa pagá-lo em três parcelas e você andou tão ocupado que não se lembra se o último pagamento foi realizado. Você abate o seu valor nos livros contábeis? Onde?
O software pode simplificar a escrituração contábil evitando entradas de dados duplicados. Você registra a informação e o sistema a armazena. Você poderá precisar dessa informação mais adiante. O sistema calcula somas e agrupa números, poupando-lhe infindáveis horas na máquina de calcular. O software também ajuda a
definir procedimentos para a manipulação do interminável fluxo de papel que o negócio gera.
Você precisa de um sistema que garanta que o pagamento dos clientes foi registrado de maneira eficiente.


Contabilidade x escrituração contábil
Vamos à terminologia: já usamos as palavras "contabilidade" e "escrituração contábil".
Contabilidade é o sistema que controla todos os dados, registra o histórico de transações e gera relatórios: todos aspectos importantes da empresa, tudo aquilo que pode afetar o patrimônio de uma entidade. A contabilidade também abrange a folha de pagamento, uma área que gera preocupação específica, pois enormes multas podem acompanhar pequenos erros.
Com igual peso está o status tributário da empresa. A contabilidade é o sistema que fornece os relatórios e as informações necessárias.
A escrituração contábil é o registro sistemático de quantias, datas e origens de cada receita e despesa geradas. Pense na contabilidade como um recipiente e na escrituração contábil como as substâncias colocadas nesse recipiente. Com a mistura
de ambas você obtém as informações necessárias para administrar o seu negócio.
Contabilidade de caixa ou de exercício ( Competência )
Em algum momento, alguém pode perguntar a você se o seu sistema contábil baseia-se em caixa ou em exercício ( Competência ).
Se todas as suas vendas são à vista e todas as compras são pagas no ato, então a resposta é: esta é uma contabilidade de caixa.
Se, por outro lado, você fornece bens e serviços que são pagos posteriormente ou recebe as mercadorias dos fornecedores e paga por elas em outra data, estamos falando em contabilidade baseada em exercício ( Competência ).
As duas produzem resultados muito diferentes.
Se você já tem seu negócio há algum tempo e não utiliza estritamente uma contabilidade de caixa, talvez você possa tentar das duas maneiras. Escolha um mês
(ou um trimestre, se você não realiza muitas transações) e registre a entrada e saída de dinheiro durante esse período: pagamentos reais que você recebe e faz. Acrescente as colunas (entrada e saída) e subtraia o valor menor do valor maior. Você acaba de criar uma declaração de lucros e perdas com base em caixa para o mês (ou trimestre).
Agora, execute os números novamente, mas desta vez liste as quantias de notas fiscais e as vendas à vista (mas não pagamentos sobre NFs) e liste as NFs recebidas dos fornecedores e as compras feitas à vista por você (não liste os pagamentos feitos sobre notas fiscais).
Acrescente as colunas e faça o cálculo. Você obterá um resultado diferente. Geralmente os contadores recomendam a contabilidade de exercício ( Competência ) para uma visão mais clara de como o negócio está se saindo. Esta é uma das primeiras decisões que você deve tomar ao definir o sistema contábil.
Analisando o sistema adequado ao seu negócio
Veja abaixo as etapas envolvidas nesta análise.


Escolher um ponto inicial
É necessário definir o ponto inicial para a implantação do sistema contábil. Lembre-se de que você terá que registrar cada transação a partir desta data, portanto, não retroceda muito a menos que seja absolutamente necessário. Escolher as contas
Pense nelas em termos de ativos e passivos. Os ativos incluem conta corrente e conta poupança, contas a receber (dinheiro devido por clientes), inventário e até mesmo equipamento que possa ser convertido em dinheiro.
Os passivos incluem o dinheiro que você deve aos outros (contas a pagar), o saldo do cartão de crédito e quaisquer outros passivos que estejam programados para serem pagos no próximo ano fiscal (isto pode incluir imposto sobre vendas, impostos sobre folha de pagamento, seguro etc).

Reunir informações
· nome legal da empresa;
· número de identificação do funcionário;
· as datas dos seus tributos;
· os tipos de formulários que você usará para os impostos (a ajuda da contabilidade será necessária aqui);
· alíquotas de imposto sobre vendas, se aplicável;
· uma lista dos itens que você venderá (produtos e serviços) incluindo um nome ou número de ID, o preço ou taxa do que está sendo vendido e tributos (impostos sobre vendas);
· a maneira como você deseja controlar as vendas: por item, tipo de item etc (os guias que acompanham o programa contábil são úteis neste ponto);
· o custo do seu inventário e a quantidade disponível (se você optar por controlar o inventário);
· uma lista de clientes, endereços, números de telefone (em inglês) e endereços de e-mail;
· uma lista de fornecedores com nomes, endereços, telefones e endereços de e-mail dos contatos;
· a lista de categorias que serão usadas para controlar as despesas: gás, água, eletricidade, serviços postais e outras despesas específicas do seu tipo de negócio.
Existem outras questões que devem ser enfrentadas com relação à contabilidade: manter o arquivo em ordem, por exemplo.
O arquivamento, feito de maneira adequada, será muito útil, pois às vezes pode ser preciso encontrar este ou aquele documento específico e nada mais agradável que encontrar tudo em seu devido lugar.
Assumir os riscos de abrir um negócio próprio é uma decisão exclusivamente sua, então pense nisso com responsabilidade e encare tudo como um processo criativo.
Afinal, você está iniciando um negócio. Quando tudo estiver nos eixos e se encaixando em seus devidos lugares, você poderá sorrir e dizer: "ei, este negócio é meu".


Glossário
· Ativos >
Tudo o que acrescenta valor à empresa: dinheiro no banco, contas a receber, propriedades, equipamentos, ações, títulos, etc.
· Balanço Patrimonial > o que evidencia a situação patrimonial da empresa em determinada data. O balanço lista ativos, passivos e produz o seu patrimônio: o valor líquido da sua empresa (baixe um Balanço patrimonial de amostra)
· Contabilidade > Sistema que controla as transações que geram receita e despesa para o negócio. Ele utiliza os dados para criar relatórios que demonstram o status financeiro e o status de tarefas do negócio.
· Contabilidade de exercício > Sistema contábil nos quais os relatórios são extraídos de contas a pagar, contas a receber, venda e pagamentos à vista. A maioria dos contadores recomenda a contabilidade de exercício se você fatura os seus clientes ou incorre em débito.
· Contabilidade de caixa > Sistema contábil no qual as transações à vista são registradas e os relatórios são montados a partir de pagamentos reais realizados dentro e fora da empresa.
· Contas a pagar > Dinheiro que a empresa deve a seus fornecedores.
· Contas a receber > Dinheiro que os clientes devem à empresa.
· Custo x Despesa > Tem muita gente que acha que custo e despesa é a mais coisa. Em finanças, não é. Todo o gasto relacionado ao processo produtivo do seu negócio é custo (por exemplo, gastos com farinha e fermento para produzir pães, em uma padaria), todos os outros gastos (por exemplo, o salário do caixa) são despesas.

· Custo fixo x Custo variável >
O custo fixo é a parcela do custo que não varia em face da produção (por exemplo, o pagamento do aluguel aonde estão as máquinas de uma fábrica), enquanto custo variável é aquele que varia de acordo com a produção (por exemplo, o papel utilizado na produção de revistas).
· Declaração de lucros e perdas > Um dos relatórios que o sistema contábil gera para dar uma visão de como a empresa está se saindo. Uma declaração procurará por um período de tempo como um mês, um trimestre ou um ano.
Pode-se comparar com outros períodos de tempo para tomar decisões (baixe uma amostra de Declaração de Lucros e perdas.
· Escrituração contábil > Processo de inserção de dados dentro do sistema contábil, incluindo valores, data e origem de cada receita ou despesa. Nenhum sistema contábil funciona sem uma escrituração contábil confiável.
· Faturamento x Lucro > Faturamento é a receita total de sua empresa, tudo o que ela consegue gerar de dinheiro. Enquanto lucro é a o faturamento deduzido de todos os gastos (incluindo custos fixos e variáveis e despesas) da empresa.
· Fluxo de caixa > Resumo da origem e uso de dinheiro da empresa. Um relatório de fluxo de caixa mostrará as mudanças na sua posição de caixa durante um período de tempo (baixe uma Demonstração de Fluxo de Caixa – amostra.
· Investimento > São os gastos necessários para iniciar as operações do seu negócio. Por exemplo, para montar uma lan-house você precisa comprar computadores, impressoras, fazer uma reforma no local, etc... ou seja, todo o gasto efetuado antes da abertura do seu negócio é chamado de investimento
· Nota fiscal > Registro por escrito de uma transação, geralmente dado a um cliente quando um serviço ou produto é fornecido e prevê o dia do pagamento.
· Orçamento > Processo de administração do fluxo de caixa na empresa.
· Passivos > Tudo o que a empresa deve a outras: contas a pagar, débito de cartão de crédito, hipotecas, etc.
· Patrimônio > Valor líquido da empresa quando todos os ativos e passivos são contabilizados.
· Venda à vista (recebimento) > Esta é a venda de um produto ou serviço que é pago mediante entrega. A documentação que acompanha a venda é a nota fiscal.

PARABENS PARA VOCÊ -1º DE MAIO - DIA DO TRABALHADOR - ...ENTÃO APROVEITE SEU DIA DA MELHOR FORMA POSSÍVEL

terça-feira, 27 de abril de 2010

sexta-feira, 23 de abril de 2010

REFLEXÃO - FIB OU PIB??

É NO AQUIETAMENTO, NÃO NA CONTA BANCÁRIA, QUE RESIDE A VERDADEIRA FELICIDADE..

Todo inicio de ano, tras uma enorme esperança. Porém ao fazermos o balanço do período que passou, invariávelmente nos lembramos mais dos apectos negativos. E como nossas células ja têm gravados em sua memória hábitos antigos, continuamos a seguir o mesmo padrão de comportamento. E, assim, nada é modificado.
Que tal, desta vez, realmente transformar? Lá onde as mudanças realmente começam, internamente. O aviso a ser dado para as nossas células é o seguinte: vamos ousar, ser diferentes e nos forçar para sermos pessoas felizes e saudáveis.
Ao longo deste ano, vamos viajar juntos nas tantas possibilidades que estão ao nosso alcance para viver melhor. Mas eu gostaria de começar com uma dica mais importante de todas: O AQUIETAMENTO.

FIB - FELICIDADE INTERNA BRUTA

A causa maior de todas as nossas doenças, ansiedades e angustias é a maneira como levamos a vida. O estresse do dia a dia gera tristezas. Mesmo assim, continuamos a correr cada vez mais, nunca satisfeitos, sempre em busca de algo que não sabemos bem o que é. Meu amigo ou minha amiga, aprenda que a paz, a tranquilidade são a base para ter um vida saudável e feliz. É neste estado que encontramos o nosso potencial, as infinitas possibilidades onde conseguimos simplesmente ser. Precisamos perceber que ser feliz é SER e não necessariamente TER.

Adote a partir de hoje o FIB - Felicidade interna bruta ou o PIB - Produto interno buto, não tenha pressa, faça tudo com calma e integração com a natureza, transmita leveza nas pequenas coisas. Seja gentil, e demosntrem respeito pelo outro e por consequência seremos mais felizes e realizados.

Para ter uma boa vida basta ser amor e compaixão. Vamos tentar??????

terça-feira, 13 de abril de 2010

SEBRAE - APRENDA A EMPREENDER

PARA AQUELES INTERESSADOS, O SEBRAE ESTARÁ DANDO UM CURSO GRATUITO ENTRE OS DIAS 19/07/2010 A 26/07/2010 (NOSSAS FÉRIAS, DAS 18:20 AS 22:30HS. GRATUITAMENTE.
PODERÁ SER USADA COMO HORAS COMPLEMENTARES, ALEM DE, COM CERTEZA NOS AJUDARÁ A TERMINAR NOSSO TRABALHO NOS MÓDULOS SEGUINTES.
PROCURE NO SEBRAE DE SUA CIDADE INFORMAÇÕES, NUNCA É DEMAIS APRENDER NÃO E???
MAIS PARA QUEM NÃO SABE ONDE BUSCAR, ABAIXO ESTOU POSTANTO O TELEFONE DO SEBRAE DE JUNDIAI, ONDE VOCES PODERÃO PEGAR MAIS INFORMAÇÕES. BOA SORTE!!

SEBRAE JUNDIAI (11) 4587-3540

13 DE ABRIL - DIA DO BEIJO


13/04/2010 - 06h00


No Dia do Beijo, aprenda dicas e truques com especialistas


Segundo especialistas, o beijo pode acalmar e melhorar as defesas do organismo. Pratique!

Alguns defendem que o beijo é o termômetro que informa se o parceiro é bom ou não de cama. Sim. Afinal, é uma das etapas preliminares mais importantes antes do ato sexual. E, por essa razão, existe até um dia para se comemorar. A origem da data, ninguém sabe ao certo. Sabe-se apenas que o Dia Internacional do Beijo, 13 de abril, foi criado em 1982 como uma brincadeira escolar, e a notícia espalhou-se pelo planeta.



Pensando em comemorar, elencamos algumas dicas para que você aproveite ao máximo a data que, para a terapeuta Cláudya Toledo, deve ser mais do que lembrada. “As pessoas não sabem, mas existem diversos tipos de beijo, e beijar é um ato de saúde mesmo! É comprovado que o beijo pode ativar o funcionamento da nossa saúde orgânica, biológica e energética”, diz a especialista. Ela destaca alguns tipos de beijo para os internautas experimentarem nesse dia e praticarem sempre.



Variações inesperadas
Quem nunca caprichou em um beijo daqueles de cinema? Todos nós, meros mortais, já nos esforçamos em performances de lábios colados. Para divertir e informar, Cláudya Toledo elenca alguns tipos de beijos e suas representações:

Beijo flex: com muita língua, saliva e mordidinhas. Representa prazer.
Beijo power: o beijo em que um dita o ritmo para o outro. Representa posse.
Beijo surpresa: aquele roubado, que causa susto e prazer inesperado; faz rir. Representa alegria.
Beijo tântrico: tem uma evolução, sem hora para terminar. Representa êxtase.


Beijo levado a sério
Beijar é uma arte. Você sabia que existem 484 formas de beijar? É o que afirma Pedro Paulo Carneiro, autor do “Dossiê do Beijo”, editado pela Catedral das Letras. Um dos maiores estudiosos do assunto, e também jornalista, escritor, diretor de cinema e TV, Pedro conta, no livro, como essa curiosidade o assolou por anos e anos a ponto de virar pesquisa e trabalho sério.



O autor, junto com o psicólogo inglês Marc Thompson, chegou a entrevistar mais de 16 mil pessoas pelo mundo sobre as sensações, curiosidades e histórias do beijo. Seu livro soma 13 anos de intensa busca de informações sobre esse ato tão gostoso e praticado. “Minha pesquisa sobre a arte de beijar começou com simples observações das pessoas se beijando. O que me chamou a atenção, inicialmente, foram as diferentes formas de expressar o beijo. Descobri que se pode claramente identificar a nacionalidade de uma pessoa pela forma com a qual ela beija.”



Cinco dos 484 tipos de beijos
O livro de Pedro Paulo Carneiro é uma verdadeira bíblia sobre o ato de beijar. Selecionamos abaixo os beijos mais estranhos para você tentar praticar:



Beijo musical - Os lábios não se tocam. Uma boca sopra o ar na outra boca com cuidado, que controla as notas abrindo e fechando os lábios. Este tipo de beijo era muito utilizado na era hippie, principalmente nos Estados Unidos.

Beijo gelo - A introdução de alimentos ou outros objetos durante o beijo é uma forma bem interessante de variar. Neste caso específico, a diferença rápida de temperatura eleva o poder sensual do beijo.

Beijo Blade Runner - É o beijo que marca. A pessoa beijada ficará sentindo o Iatejar de seu beijo em sua boca durante pelo menos cinco dias, já que a pressão de seus lábios feriu sua gengiva e a dor foi anestesiada pelo roçar de sua língua.

Beijo Branca de Neve - Clássico beijo de vida, baseado na origem do beijo, quando as mães mastigavam os alimentos com a boca e depositavam na boca de seus filhos. É um beijo doce, que pode e deve ser dado a qualquer momento.

Beijo escorregadio - “Esta boca costuma escorregar pelo rosto, da testa até atingir os lábios. Gosto de chamá-los de ‘Beijo dos Extremos’. Ou são extremamente ingênuos ou são profundamente sensuais”, diz Pedro Paulo.



Curiosidades

29 músculos são ativados em um beijo apaixonado
o coração dispara, podendo passar de 70 para 150 batimentos por minuto
o corpo se aquece queimando até 15 calorias
a pressão arterial sobe
são trocadas 250 bactérias junto com a saliva
os resíduos da sua saliva permanecem por três dias na boca de quem você beijou anteriormente
uma pessoa troca, em média, 24 mil beijos (de todos os tipos, dos maternais aos apaixonados e até roubados) ao longo de sua vida
segundo pesquisadores norte-americanos, a saliva que se troca em um beijo "profundo" facilita a digestão e tem efeitos benéficos sobre as defesas do organismo
beijar acalma, já que o nível de serotonina no cérebro (substância neurotransmissora que dá a sensação de euforia e relaxamento) aumenta nessa hora