terça-feira, 17 de agosto de 2010

DICAS PARA CONSEGUIR UM ESTÁGIO

Para especialistas, demonstrar atitudes é fundamental para quem vai começar uma trajetória profissional.


Há alguns anos, estagiário era todo estudante que entrava em uma empresa para aprender na prática de forma lenta, gradual e homeopática. O cenário mudou e hoje, o estagiário precisa ter uma série de qualidades e comportamentos que indiquem seu potencial de construir uma boa carreira.

Essa é a opinião de Waldir Arevolo, consultor sênior da TGT, que acompanha departamentos de TI há 25 anos. "As empresas não são mais apenas locais de aprendizagem para os estagiários, elas precisam de pessoas que estejam preparadas para interagir, contribuir e evoluir ali dentro. Para isso é necessário que eles tragam sua bagagem pessoal e demonstrem atitude colaborativa", adianta o especialista.

As mudanças no contexto do estágio incluem também a forma como os estudantes chegam até a vaga. Além da procura em anuncios, a indicação de colegas e a recomendação de amigos também são fundamentais para a conquista de uma oportunidade no mercado.

"Esta conquista pode acontecer por meio de redes sociais como Linkedin e Plaxo Pulse, mas também pela participação dos jovens em comunidades e pela troca de informações no Twitter e em blogs", explica Arevolo, que cunhou o conceito de Tatuagem Digital para se referir ao histórico dos usuários na internet. "Esses rastros virtuais nos acompanham pela vida toda, como se fossem tatuagens. "

A participação em redes sociais pode ser uma atividade produtiva sob vários aspectos, mas devemos faze-la com consciência e com coerência".

Primeiro Emprego:
Para quem esta em busca do primeiro emprego, as redes sociais podem funcionar como uma vitrine. Já existem diversos relatos de processos seletivos no qual o desempate incluiu a análise do comportamento dos candidatos em ambientes virtuais. "As empresas não querem apenas estagiários que entendam questões técnicas, mas buscam jovens que colaborem e se atualizem dos fatos que ocorrem no mundo, nos seu país, na sua cidade, alerta Arevolo, que listou a seguir dicas fundamentais para quem esta em busca de um estágio:

Seja conectado: Use as redes sociais a seu favor. Atualize frequentemente seu perfil profissional para deixar claro quais são as suas áreas de interesse, seus conhecimentos e até atividades extracurriculares, como esporte, vida cultural e lazer.

Esteja Antenado: Acompanhe os noticiários para desenvolver um espiríto critico em relação aos fatos. Quando mais você souber, mais a vontade você estará para conversar e contribuir com seus chefes e colegas de trabalho.

Conheça e selecione a empresa onde você gostaria de trabalhar: Se ela vai te escolher, você precisa tomar essa decisão antes. É recomendado selecionar somente empresas com quais você se identifica para se candidatar, ao invés de disparar curriculo sem critérios de identificação.

ATITUDES ESSENCIAIS PARA COMEÇAR BEM NA CARREIRA:

Mantenha coerência na sua vida pessoal e virtual. Mais cedo ou mais tarde, mentiras são descobertas. Não coloque no seu perfil qualidades que você não tem. Além de expor seu despreparo as mentiras criam situações que voce não pode resolver.

Fique preparado para aprender e colaborar. Um bom estágio abre muitas portas, especialmente quando você mostra que tem opinião, conhecimento e vontade de crescer na profissão. Quanto mais colaborativo for o estagiário, maiores serão as chances dele se tornar um ótimo funcionário.

Demosntre motivação. Criar um blog, uma comunidade ou mesmo um site com assuntos relacionados à sua carreira indica que você tem iniciativa, criatividade e está comprometido com o seu futuro contexto profissional.

Crie seu diferencial e deixe o mercado saber disso. Cursos de idiomas, de gestão e aprendizados voltados à área corporativa são sempre bem vistos pelos selecionadores de Recursos Humanos.

Boa $orte!!!