sexta-feira, 28 de maio de 2010

CURRICULO CORRETO É SINÔNIMO DE EFICIÊNCIA

Não importa a época. Enviar currículo é o primeiro passo para quem deseja arrumar um emprego. Mas o currículo deve ser adequado à vaga, sucinto, coerente e principalmente legível.

O presidente da Curriculum .com, Marcelo Abrileri, especializado em recolocação profissional, comenta que é preciso aproveitar as oportunidades. Mesmo estando no meio do ano, o banco de dados das empresas continuam cadastrando os documentos. Mas é preciso atenção na hora de enviar os documentos que pode valer a vaga.

Orientações:
-Comece com o seu nome (em fonte grande) e dados de contato (em fonte menor) mas de destaque (fonte maior que a do nome) ao seu objetivo profissional.

-Junto com o currículo do candidato, talvez estejam sendo analisados centenas ou até milhares de currículos. O uso de palavras chave que chamem a atenção e um layout que ressalte o melhores resultados é prioridade.

-Fale de você; de suas qualidades, mas tome muito cuidado nesta hora para não exagerar e sair do “bom tom”.

-Erros de gramática são em geral fatais e tendem a desqualificar o candidato de imediato. Cuidado com o português.

- Cite apenas os resultados mais significativos e evite ser detalhista. A hora do detalhe é na entrevista presencial. Nunca seja prolixo.

-No item formação, comece pelo curso mais recente. Caso ainda não tenha o nível superior indique o último nível alcançado. Cite também doutorado, mestrado, MBA (não confunda formação acadêmica com cursos paralelos).

- Quanto ao idioma, deixe claro seu nível de fluência e não subestime nem superestime seus conhecimentos.

- Conhecimentos de tecnologias, Informática e Internet são cada vez mais relevantes e, portanto, devem ser destacados separadamente do seu currículo.

-O tipo de papel não é importante, mas que o currículo esteja legível, limpo e sem amassar.


O site http://www.curriculum.com.br/ tem mais informações sobre como preparar um currículo vencedor, veja o Manual da Recolocação Profissional que o site disponibiliza gratuitamente a todos os seus usuários.